U.Porto integra projeto piloto para promoção de sucesso escolar e desportivo
A Universidade do Porto integra o projeto piloto governamental que visa a criação de condições para que seja possível o estudante conciliar a sua carreira desportiva com o desempenho académico.
São sete as universidades escolhidas para iniciar este projeto, que tem como objetivo tornar possível aos estudantes de alto rendimento e alta competição do ensino superior a conciliação entre a sua carreira desportiva e o seu desempenho académico.
Os estudantes atletas identificados na U.Porto, “terão um acompanhamento mais efetivo, que permitirá conciliar as suas aulas, exames, estudos, com os treinos, estágios, provas nacionais e internacionais.”, explica a vice-reitora, Joana Carvalho.
Existem, na U.Porto, estudantes que são campeões do mundo, campeões da europa, que integram o projeto olímpico, ou que fazem parte de seleções nacionais. “Estes atletas ingressam na universidade com o objetivo de terminar um curso, mas também pretendem manter a sua carreira desportiva, o que muitas vezes se torna complicado, devido ao elevado número de treinos e provas internacionais que têm ao longo do ano.”, explica a vice-reitora.
O projeto que pretende ser aplicado no Ensino Superior, tem como inspiração o projeto UAARE, Unidades de Apoio ao Alto Rendimento nas Escolas, que está ativo no ensino secundário desde 2017 e tem como objetivo conciliar, com sucesso, a atividade escolar com a prática desportiva de alunos atletas do ensino secundário enquadrados no regime de alto rendimento, seleções nacionais ou de elevado potencial desportivo.
“O reconhecido sucesso do programa UAARE nas escolas, leva a que encaremos a possibilidade da sua implementação na Universidade do Porto com bastante confiança, certos que existirão alguns constrangimentos que derivam da frequência no Ensino Superior e que terão que ser acautelados de forma a que o estudante atleta consiga ter e conciliar com sucesso a sua dupla carreira, desportiva e académica”, acrescenta a vice-reitora.
No âmbito deste projeto piloto, a U.Porto recebeu, esta quarta-feira, a visita do Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Correia, e do seu Adjunto, Nuno Laurentino, o presidente da Federação Académica do Desporto Universitário, Ricardo Nora, o Coordenador Nacional Programa UAARE, Vítor Pardal, para uma reunião com a Vice-reitora para as Relações Internacionais, Responsabilidade Social e Desporto, Joana Carvalho, do Diretor do Centro de Desporto da U.Porto, Bruno Almeida, e do antigo pró-reitor da Inovação Pedagógica e Desporto, Fernando Remião.
A U.Porto tem vindo a ser um exemplo de boas práticas junto dos estudantes atletas e de incentivo ao apoio estrutural à carreira dual. Recorde-se que no ano passado, a Universidade do Porto alcançou o Selo Estudante Atleta, atribuído pelo Instituto Português do Desporto e Juventude às Instituições de Ensino Superior que fomentam a articulação entre as carreiras duplas de estudantes-atletas.