11/10/2023 - NOTÍCIA

U.Porto recebe Selo Estudante Atleta do IPDJ

A Universidade do Porto alcançou o Selo Estudante Atleta, atribuído pelo Instituto Português do Desporto e Juventude às Instituições de Ensino Superior que fomentam a articulação entre as carreiras duplas de estudantes-atletas.

Com as boas práticas junto dos estudantes atletas e o incentivo ao apoio estrutural à carreira dual, a U.Porto cumpriu com os requisitos de atribuição do selo, tendo obtido a pontuação de 77 pontos.

O IPDJ lançou a distinção do Selo Estudante Atleta com o objetivo de incentivar as IES para que o estudantes-atletas beneficiem de melhores condições de conciliação da carreira dupla, académica e desportiva, e também no pós-carreira desportiva, sendo também este um fator de diferenciação positiva na capacidade de atrair estudantes.

Esta iniciativa, lançada em 2022, resulta da avaliação de candidaturas submetidas pelas IES, numa ponderação mínima de 70 pontos, no conjunto das pontuações obtidas nos diferentes critérios elencados.

Para a atribuição do Selo é considerada a implementação de condições suportadas em regulamentação própria, metodologias, infraestruturas, recursos, instrumentos e iniciativas que se destinem ao efetivo apoio estrutural do estudante-atleta.

Para assinalar o feito, no próximo dia 23 de outubro, o IPDJ realiza uma iniciativa de Celebração do Mérito Desportivo, na qual, para além da distinção do mérito aos praticantes com resultados desportivos de relevo, a U.Porto irá receber a referida distinção do Selo Estudante Atleta.