24/05/2024 - NOTÍCIA

Voleibol e Andebol de praia da U.Porto sagram-se campeões

As duplas de Voleibol de Praia feminino e masculino e a equipa de Andebol de Praia masculino sagram-se campeãs nacionais universitárias.

A U.Porto iniciou a sua competição nos Campeonatos Nacionais Universitários (CNU’s) de Praia, a 20 de maio em Portimão, com a comitiva de Voleibol de Praia. Mais uma vez, a U.Porto voltou a dominar o pódio desta prova com a conquista dos dois títulos de campeã e de dois de vice-campeã, no feminino e masculino.

Matilde Moura (ICBAS) e Bárbara Rodrigues (FEUP) foram as grandes campeãs do CNU de Voleibol de Praia, ao vencerem, na final, a outra dupla da U.Porto, Ema Pascoal (ICBAS) e Inês Pato (FMUP), que subiram ao segundo lugar do pódio.

No masculino, a dupla Guilherme Maia (FPCEUP) e Filipe Leita (ICBAS) foram os grandes campeões. Diogo Oliveira (FADEUP) e Pedro Carvalho (FMUP) sagraram-se vice-campeões da modalidade.

A comitiva de Voleibol de praia, orientada pelo treinador Tiago Ribeiro, foi ainda constituída pelas duplas Francisco Riesenberger (FEUP) e Rodrigo Costa (FEUP), Inês de Sousa Vasco (FMUP) e Ana Beatriz Botelho Elaerts (ICBAS).

No Andebol de Praia, que decorreu de 22 a 23 de maio também na Praia da Rocha, a U.Porto revalidou o título no masculino, ao vencer o Politécnico de Leiria, numa final de emoções fortes. A equipa da U.Porto venceu a primeira parte por um golo e perdeu a segunda também apenas pela diferença mínima, o que levou à decisão do campeão em shoot-out, saindo a U.Porto a grande vencedora deste CNU, pelo segundo ano consecutivo.

Os campeões nacionais universitários são Tiago Soares (FEUP), Francisco Soares (FEP), Pedro Serrano (FMUP), João Areias Ribeiro (FEUP), João Félix (FEUP), Gabriel Rocha (FEUP), Simão Nitsche (FEP), José Novo (FCUP), Sergio Schroiff Antunes (FEP).

Ambas as equipas orientadas pela treinadora Ana Carvalho, no setor feminino, a U.Porto sagrou-se vice-campeã nacional universitária. Com duas vitórias sobre o Instituto Politécnico de Santarém por 2-0 e duas derrotas por 2-1 com o Politécnico do Porto, a equipa feminina da U.Porto subiu ao segundo lugar do pódio deste CNU. As atletas que integraram esta equipa da U.Porto foram Ana Rita Frade (FEP), Inês Tavares (FCUP), Inês Leite (FBAUP), Patrícia Resende (FAUP), Mariana Silva (FEUP), Madalena Barbosa (FADEUP), Sofia Gonçalves (FEUP), Cristiana Vieira (FEP), Inês Braga de Oliveira (ICBAS) e Sonia Capela dos Santos (FADEUP).

A U.Porto regressa à competição já neste fim-de-semana, em Beja, no Campeonato Nacional Universitário de Atletismo Ar Livre.