22/04/2021 - NOTÍCIA

UPRunning: O que fazer em caso de lesão?

Para um tratamento e recuperação mais rápidos, é fundamental controlar os sintomas iniciais e fazer um diagnóstico precoce. Entorses, tendinites, roturas ligamentares ou musculares são algumas das lesões mais frequentes em corredores.

A American College of Sports Medicine recomenda algumas medidas para controlar os sintomas iniciais de uma lesão:

1. Proteger a área lesionada de futuras lesões.

2. Deixar a zona lesionada em repouso para que o edema seja menor.

3. Aplicar gelo no local para diminuir a dor e o edema. Esta medida é especialmente útil nas primeiras 48 a 72 horas.

4. Fazer pressão no local com ligadura para controlar o edema inicial.

5. Elevar a zona lesionada.

 

Tempo de recuperação

 

Depende da região do corpo lesionada, do tipo e gravidade da lesão. Assim, consultar um especialista precocemente permitirá avaliar o tipo e a gravidade da lesão e proceder ao tratamento e reabilitação mais adequados.

 

Consulta de lesões do desportista

 

É uma consulta orientada para o diagnóstico e tratamento de lesões provocadas pela prática desportiva – tanto de lazer como de competição. Nesta consulta são tratadas lesões ósseas, articulares, musculares e tendinosas, lesões agudas e crónicas, assim como a hérnia do desportista e a pubalgia.

 

Como é feito o diagnóstico?

 

Através das queixas e das circunstâncias do acidente desportivo. Podem ainda ser solicitado exames complementares de diagnóstico adequados: radiografia, ecografia e RMN, entre outros.

 

Lesões micro e macrotraumáticas

 

As lesões microtraumáticas ou de sobrecarga são o resultado de microtraumatismos de repetição, associados a gestos técnicos próprios de cada modalidade, que resultam em fraturas de stress e tendinites. As lesões macrotraumáticas são mais frequentes em desportos de contacto e englobam entorse articular, rotura muscular e ligamentar e a fratura óssea.

 

Tratamento e reabilitação

 

Existem vários tipos de terapêuticas médicas e cirúrgicas tendo em conta o tipo de lesão e a sua gravidade. Atualmente, a cirurgia pode ser minimamente invasiva e realizada em regime de ambulatório ou apenas com 24 horas de internamento.

A reabilitação requer uma abordagem multidisciplinar adaptada ao tipo de lesão, visando a recuperação funcional da região afetada e preparando o regresso do atleta à prática desportiva, com segurança.

 

Cinco conselhos para prevenir lesões:

 

1. Antes de começar a praticar qualquer modalidade, faz um check-up desportivo.

2. Se não praticas desporto há algum tempo, recomeça de forma gradual e aumenta progressivamente a intensidade e a duração do treino.

3. Faz sempre um aquecimento de cerca de 10 minutos.

4. O calçado deve ser sempre adequado à modalidade desportiva que vais praticar.

5. Se sentires dor, interrompe o treino e procura ajuda médica especializada.

Need Help?