14/05/2024 - NOTÍCIA

U.Porto vai organizar Europeu Universitário de Futebol em 2027

A cidade do Porto foi escolhida, pela Associação Europeia do Desporto Universitário (EUSA), para ser a cidade anfitriã do Campeonato Europeu Universitário de Futebol de 2027.

A Universidade do Porto, em conjunto com o Politécnico do Porto e a Federação Académica do Porto (FAP), venceu a candidatura de atribuição de uma das maiores competições universitárias da europa. Em 2027, o Campeonato Europeu Universitário de Futebol será no Porto.

A U.Porto, já com alguma experiência em organizações internacionais e tendo recebido a última em 2019, “não poderia estar mais satisfeita com esta notícia”, revela a vice-reitora para a Responsabilidade Social, Relações Internacionais e Desporto da U.Porto, Joana Carvalho, “Acreditamos na cooperação e no trabalho em equipa destas três instituições da nossa cidade e, por isso, tenho a certeza que vamos conseguir organizar mais uma competição internacional de sucesso”, revela.

O Campeonato Europeu de Futebol contou, em 2023, com a participação de 16 equipas masculinas e 12 femininas de 16 países de toda a europa. Em 2027, os dias e locais ainda estão por definir, no entanto, tudo indica que o Estádio Universitário será um dos espaços escolhidos para acolher este grande evento. “O investimento que a U.Porto tem realizado na recuperação do seu parque desportivo é para continuar, pois os resultados estão à vista. O Estádio Universitário é hoje um local bastante aprazível para a prática desportiva e cada vez mais membros da nossa comunidade o utilizam. Pretendemos, por isso, que este também seja o local de excelência para acolher este campeonato europeu” explica a vice reitora da U.Porto

Recorde-se que já passaram pela U.Porto organizações internacionais de sucesso. Em 2010, foi uma das instituições pioneiras nas organizações internacionais com o Campeonato do Mundo de Rugby 7. Em 2013 e 2014 fez parte das organizações do Campeonato da Europa e do Mundo de Voleibol de Praia, tendo, neste último, recebido o prémio de melhor organização de 2014 pela Federação Internacional de Desporto Universitário (FISU). E ainda, em 2016, o Campeonato do Mundo Universitário de Floorball e, em 2019, o Campeonato Europeu Universitário de Basquetebol 3×3.