15/11/2023 - NOTÍCIA

U.Porto organiza 34ª edição dos Jogos Galaico Durienses

A U.Porto é a instituição que acolhe a organização dos XXXIV Jogos Galaico Durienses, no ano em que este evento multidesportivo de cooperação transfronteiriça celebra o seu 30º aniversário.

Realizados pela primeira vez em 1993, os Jogos Galaico Durienses caracterizam-se por ser um encontro desportivo entre as Universidade da Galiza e do Norte de Portugal.

De 28 a 29 de novembro, o Estádio Universitário e a Casa de Pernambuco recebem mais de 250 estudantes atletas das Universidades do Porto, Minho, Trás-os-Montes e Alto Douro (Norte de Portugal) e as congéneres de Vigo, Corunha e Santiago de Compostela (Espanha).

Esta prova de cooperação transfronteiriça tem algumas particularidades, entre elas está o facto de as modalidades variarem de ano para ano. Nesta 34ª edição, o Futebol 7, Ténis de Mesa, Xadrez e Badminton são as modalidades escolhidas.

A História dos Jogos Galaico Durienses

No início dos anos 90, após uma série de contactos e reuniões que partiram das universidades do Porto e de Vigo, começaram a ser organizados os Jogos Galaico Durienses.

De forma a incentivar a promoção de encontros desportivos regulares e integrar a cultura do norte de Portugal com a cultura galega, as seis universidades do Norte de Portugal e da Galiza, juntaram-se e deram início à organização deste acontecimento desportivo de intercambio de experiências.

Desde a edição inaugural, os Jogos já envolveram cerca de 8000 participantes das universidades do Porto, Minho, Trás-os-Montes e Alto Douro, Santiago de Compostela, Vigo e Corunha.

Para além da sua antiguidade e de ser um exemplo de cooperação transfronteiriça, este evento multidesportivo tem desde o seu início, algumas particularidades ao nível da organização. Cada edição está aberta à participação de estudantes, funcionários e professores das seis universidades participantes, cabendo a cada uma, até 2009, a organização rotativa dos Jogos.

A composição das equipas e dos desportos em competição têm em conta a equidade entre géneros, sendo cada delegação composta por metade homens e metade mulheres.