20/05/2024 - NOTÍCIA

U.Porto mantém selo de platina no Healthy Campus

No âmbito do projeto “Healthy Campus” – Campus Saudável da FISU, a U.Porto recebe uma das primeiras auditorias às Universidades portuguesas.

A Universidade do Porto, que detém o certificado Platinium, atribuído pela FISU – Federação Internacional de Desporto Universitário, no âmbito do programa “Healthy Campus” – Campus Saudável, recebeu, de 15 a 17 de maio, a auditoria da FISU para manutenção do seu nível de platina.

Acompanhada por uma equipa do Centro de Desporto da U.Porto (CDUP-UP), Bruno Almeida, diretor do CDUP-UP, e Catarina Sampaio, responsável pelo Gabinete de Comunicação e Imagem do CDUP-UP,  a visita dos auditores da FISU, Fernando Parente e Ivo Carvalhosa, teve como objetivo atualizar e comprovar o certificado de Platinium atribuído à U.Porto em 2022.

A auditoria iniciou com uma reunião com o Reitor da U.Porto, António de Sousa Pereira e Joana Carvalho, vice-reitora da Responsabilidade Social, Relações Internacionais e Desporto, na qual a U.Porto firmou o compromisso para com o projeto de campus saudável na instituição.

“Estar envolvidos neste projeto e ser uma das primeiras universidades do mundo a receber o selo de excelência é de extrema importância para a nossa Universidade”, confirma Joana Carvalho, sublinhando que “o trabalho para um campus e estilo de vida saudável na U.Porto é contínuo e, por isso, queremos manter a aposta na implementação das melhores práticas nos domínios da promoção do bem-estar, saúde e qualidade de vida”, acrescenta a vice-reitora.

Essencial para esta avaliação, foi também a visita aos Serviços de Ação Social da U.Porto (SASUP), numa reunião com o diretor dos SASUP, Miranda Coelho e a responsável pela Responsabilidade Social e Comunicação, Raquel Madanços. Esta reunião serviu para analisar pontos de avaliação relacionados com a Nutrição, Saúde Mental e Social, Ambiente, Sustentabilidade e Responsabilidade Social.

A visita prosseguiu com uma apresentação dos serviços desportivos da U.Porto, na qual, além das instalações desportivas da Universidade, os auditores da FISU conheceram também o Parque Central da Asprela.

No âmbito da responsabilidade social, os auditores tiveram também a oportunidade de participar no CDUP-Solidário, numa das iniciativas de elaboração de kits de comida no CASA – Centro de Apoio ao Sem Abrigo do Porto.

Depois de uma candidatura, anunciada em dezembro de 2020 e que cumpriu os 100 critérios estabelecidos pela FISU, o objetivo desta auditoria passava por avaliar a continuidade do cumprimento dos parâmetros estabelecidos no projeto e relacionados com o desenvolvimento, na U.Porto, de programas de excelência nas áreas do Desporto e Atividade física, Saúde e Nutrição, Prevenção de doenças, Saúde Mental, Sustentabilidade, a Responsabilidade Social e a Redução de Desigualdades.

Recordamos que, a candidatura da U.Porto à certificação da FISU, resultou do esforço conjunto de todas as Unidades Orgânicas da Universidade, no desenvolvimento de boas práticas, ao nível do bem-estar e saúde, transversais a toda a comunidade académica (incluindo estudantes, docentes e não docentes).

Atualmente, o programa inclui cento e quarenta instituições de todo o mundo.