30/11/2023 - NOTÍCIA

U.Porto foi a vencedora da 34ª edição dos Jogos Galaico Durienses

A Universidade do Porto venceu os históricos Jogos Galaico Durienses que, nesta 34ª edição, contaram com mais de 250 participantes das Universidades do Norte de Portugal e Galiza.

Também anfitriã desta edição, a U.Porto, nos dias 28 e 29 de novembro, recebeu no Estádio Universitário, Casa de Pernambuco e Pavilhão Luís Falcão, mais de duas centenas e meia de atletas das Universidades do Minho, Trás-os-Montes e Alto Douro, Porto, Vigo, Santiago de Compostela e Corunha.

Estes jogos realizam-se desde 1993, tendo duas particularidades, a primeira das equipas serem mistas, em igual número de mulheres e de homens, e a segunda, de cada edição ter modalidades diferentes em competição. Nestes 34º Jogos Galaico Durienses, as equipas das seis universidades participantes competiram nas modalidades de Badminton, Futebol 7, Ténis de Mesa e Xadrez.

Após dois dias de intensa competição, foram encontradas as três primeiras classificadas desta edição, que são definidas através da classificação de cada modalidade.

A Universidade do Porto recebeu então o troféu de 1ª classificada com 18 pontos, com dois primeiros lugares conquistados nas modalidades de Ténis de Mesa e de Xadrez, seguindo-se, em 2º lugar, também com 18 pontos, a Universidade de Santiago de Compostela, que obteve um primeiro lugar no Futebol de 7. O 3º lugar pertenceu à Universidade de Vigo, com 17 pontos, seguida da U.Corunha em 4º lugar, U.Minho em 5º e UTAD em 6º lugar.

Na modalidade de Badminton, em primeiro lugar, ficou a Universidade de Vigo, seguindo-se, em 2º lugar, a Universidade do Porto. Em 3º lugar a Universidade do Minho, em 4º lugar a Universidade do Santiago de Compostela, em 5º lugar a Universidade da Corunha, e em 6º lugar a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD).

A Universidade de Santiago de Compostela foi a primeira classificada no Futebol de 7, a Universidade de Vigo ficou em 2º lugar, a Universidade da Corunha em 3º lugar, a UTAD em 4º lugar, a U.Minho em 5º lugar e a U.Porto em 6º lugar.

Já no Ténis de Mesa, a grande vencedora foi a U.Porto, seguindo-se a Universidade da Corunha em 2º lugar, a Universidade de Santiago de Compostela em 3º lugar, Universidade de Vigo em 4º lugar, Universidade de Vigo em 5ºlugar e a UTAD em 6º lugar.

Na modalidade de Xadrez, disputada nas categorias de rápidas e semirrápidas, o domínio foi da U.Porto que ficou em 1º lugar, seguindo-se a Universidade de Santiago de Compostela a subir ao 2º lugar do pódio. A Universidade do Minho conquistou o 3º lugar, a Universidade de Vigo ficou em 4ºlugar, a Universidade da Corunha em 5º lugar e a UTAD em 6º lugar.

O evento terminou com a cerimónia de entrega de prémios, na qual estiveram presentes os responsáveis dos serviços desportivos das seis Instituições de Ensino Superior do Norte de Portugal e Galiza, contando também com a presença de um convidado especial, o Professor Pedro Sarmento, da Universidade do Porto.

Recorde-se que, no início dos anos 90, Pedro Sarmento, juntamente com o professor da Universidade de Vigo, Patrício Sanches Bello, impulsionaram este evento multidesportivo de cooperação transfronteiriça entre estas 6 Universidades.

Assim nasceram os Jogos Galaico Durienses que, desde a edição inaugural, em 1993, já envolveram mais de 8800 participantes entre estudantes, funcionários e professores destas seis universidades.

A anfitriã da 35ª edição, que se disputa em 2024, será Universidade de Vigo.