27/11/2023 - NOTÍCIA

UPFit Solidário entrega bens solidários ao CASA

Os primeiros 18 dias de novembro, ficaram marcados por mais um UPFit Solidário. A 10ª edição desta iniciativa permitiu angariar um total de cinco carrinhos de bens solidários e dois computadores para o CASA – Centro de Apoio ao Sem Abrigo do Porto.

O desafio lançado já era conhecido entre os membros do UPFit. O mote “troca bens solidários por prática desportiva” já convida toda a comunidade a fazer um donativo, há 10 anos, nas aulas UPFit, do Centro de Desporto da Universidade do Porto (CDUP-UP).

Para além da habitual troca de artigos de primeira necessidade, que davam acesso gratuito aos ginásios da U.Porto, este ano, contou com dois momentos especiais, abertos a toda a comunidade: o Magusto Solidário, no dia 11 de novembro, e a Mega Aula UPFit Solidário, a 18 de novembro.

Bens alimentares, produtos de higiene, mantas, roupa e ração para animais perfizeram a maioria dos donativos, que este ano também contaram o generoso donativo de dois computadores, ao CASA.

“O UPFit Solidário já é uma tradição na Universidade do Porto. Há 10 anos que procuramos sensibilizar a nossa comunidade para a importância de contribuir para causas sociais com a diferença que todos podemos fazer. O nosso objetivo é demonstrar que a responsabilidade social e desporto andam de mãos dadas”, refere Miguel Monteiro, coordenador do UPFit.

No dia 23 de novembro, o CDUP-UP dinamizou também uma tarde de team building solidário, ao qual os colaboradores se puderam juntar e participar na preparação dos kits de refeição, a distribuir pelo CASA.

CASA

O CASA – Centro de Apoio ao Sem Abrigo do Porto é uma associação que pretende auxiliar aqueles que se encontram em situação de Sem-Abrigo, que integrem Famílias em Risco ou Famílias Carenciadas, através de ações de solidariedade social e da disponibilização de um contacto próximo, bens alimentares, artigos de vestuário e serviços de reintegração social.

O CASA funciona, maioritariamente, através de voluntariado, incluindo os Corpos Sociais. Conta com mais de 1400 voluntários, distribuídos por 10 Delegações em Portugal e Madeira, apoiando mais de 4000 utentes de famílias em risco e +1100 pessoas em situação de sem abrigo.