19/05/2023 - NOTÍCIA

Portimão é a praia da Universidade do Porto

A Universidade do Porto dominou os Campeonatos Nacionais Universitários (CNU) Concentrados de Praia, em Portimão, entre 15 e 18 de maio.

Com uma delegação de 40 estudantes-atletas, que participaram em três modalidades distintas, a U.Porto conquistou um total de oito medalhas e dois troféus de ouro.

Cinco Medalhas no Voleibol de Praia

A semana arrancou com Voleibol de Praia, modalidade na qual a Universidade do Porto esteve representada nos setores feminino e masculino, com estudantes-atletas orientados pelo treinador Tiago Ribeiro.

Após três dias de provas, o pódio feminino foi inteiramente ocupado pelas duplas da Universidade do Porto: Ema Pascoal (ICBAS) e Ana Beatriz Elaerts (ICBAS) conquistaram o título de campeãs nacionais universitárias, após uma final renhida, frente a uma outra dupla da U.Porto, constituída por Eunice Xavier (FFUP) e Inês Vasco (FMUP). Francisca Cruz (FFUP) e Beatriz Silva (ICBAS) subiram ao terceiro lugar do pódio.

No setor masculino, Diogo Oliveira (FADEUP) e Hugo Campos (FEUP) alcançaram a medalha de prata, num confronto com João Pedrosa e Tomás Sousa, estudantes-atletas do Politécnico do Porto. Por sua vez, a dupla formada por Filipe Leite (ICBAS) e Guilherme Maia (FPCEUP), conquistou a medalha de bronze.

Duplo Ouro no Andebol de Praia

Também no Andebol de Praia, sucesso foi a palavra de ordem quer na competição masculina, quer na feminina, com equipas guiadas pela treinadora Ana Carvalho.

equipa feminina saiu vitoriosa de todos os confrontos deste Campeonato Nacional Universitário, acabando por disputar a final frente à Associação Académica da Universidade da Beira Interior (AAUBI). No setor masculino, o troféu de ouro foi conquistado pela U.Porto na final, frente à Associação dos Estudantes dos Instituto Superior Técnico.

U.Porto dominou o pódio, no Futevolei

A encerrar com chave de ouro a semana de competição, a Universidade do Porto ocupou todas as posições do pódio de Futevolei Masculino, modalidade ao encargo do treinador Daniel Chaves. João Mesquita (FADEUP) e João Sovat (FEUP) subiram ao primeiro lugar do pódio, seguidos de Pedro Moura (FADEUP) e Petterson Sampaio (FADEUP) no segundo lugar e Gabriel Moraes (FEUP) e José Barros (FEUP), a terminar o quadro de vencedores da U.Porto.

Na próxima semana, a Universidade do Porto estará presente nos Campeonatos Nacionais Universitários Concentrados, em Lisboa, nas modalidades de Badminton, Ténis, Ténis de Mesa e Xadrez, assim como nos CNU de Futebol 7 Feminino, Golfe e BTT XCM.