27/05/2022 - NOTÍCIA

U.Porto recebe nível de Certificação Máximo em Campus Saudáveis, a nível Mundial

A Universidade do Porto recebeu o certificado Platinium, atribuído pela FISU – Federação Internacional de Desporto Universitário, no programa “Healthy Campus” – Campus Saudável. A entrega da distinção ocorreu hoje, dia 27 de maio, em Bruxelas. Joana Carvalho, Pró-Reitora do Desporto da U.Porto, e Bruno Almeida, Diretor do Centro de Desporto da U.Porto estiveram presentes na cerimónia, onde a premiação foi atribuída por Leonz Eder, Presidente da FISU.

Esta distinção, no qual a U.Porto conquistou 96 de um total de 100 critérios, é o resultado do esforço conjunto de todas as Unidades Orgânicas da Universidade para que boas práticas, ao nível do bem-estar e saúde, fossem transversais a toda a comunidade académica. A Universidade do Porto é uma das primeiras do mundo a alcançar este selo de excelência.

Para obter a Certificação Mundial Healthy Campus, as Instituições de Ensino Superior deverão ser avaliadas positivamente em parâmetros relacionados com a implementação de um estilo de vida saudável, que abranja todos os seus estudantes, docentes e não docentes.

Este objetivo é cumprido através da operacionalização de programas na área do desporto/atividade física, saúde e nutrição, o que impacta a prevenção de doenças, a saúde mental e a qualidade das relações sociais da comunidade académica.

Outros domínios são influenciados, como a Sustentabilidade, a Responsabilidade Social e a Redução de Desigualdades, na medida em que os 100 critérios identificados têm uma relação de proximidade com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.

De modo a avaliar globalmente todos estes critérios, a FISU divide a sua avaliação seis dimensões distintas: Gestão de Campus Saudável; Atividade física e Desporto; Nutrição; Prevenção de doenças; Saúde Mental e Social; e Comportamento de Risco, Meio ambiente, Sustentabilidade e Responsabilidade Social.