06/12/2024 - NOTÍCIA

U.Porto é a melhor Universidade Portuguesa no Desporto Universitário Europeu

A Universidade do Porto aparece em grande destaque no Relatório de Estatísticas e Prémios 2024 da European University Sports Association (EUSA), documento que aponta as universidades que, ao longo do último ano, registaram o melhor desempenho no domínio do desporto universitário a nível europeu.

No Ranking Europeu de Universidades Mais Ativas, que mede a participação nos eventos realizados em 2024, a U.Porto destaca-se como a melhor universidade portuguesa, ocupando o 7.º lugar (4,513 pontos). A Universidade do Minho surge em 17.º lugar (2.645 pontos), seguida da Universidade NOVA de Lisboa (25.ª posição, 2.195 pontos) e da Universidade de Lisboa (27.ª posição, 2.125 pontos).

Já no Ranking Europeu de Melhores Universidades, a U.Porto surge no 17.º lugar (21 pontos) entre mais de 400 instituições de Ensino Superior participantes.

Para Joana Carvalho, Vice-Reitora da U.Porto responsável pelo pelouro do Desporto, “estar no topo da Europa no desporto universitário é, obviamente, algo que nos deixa extremamente orgulhosos”. Para além disso,  “é uma das melhores demonstrações de que a aposta da Universidade no desporto vale realmente a pena.”

Recorde-se que a U.Porto esteve representada por mais de 80 estudantes-atletas, treinadores e técnicos em dez modalidades do Jogos Europeus Universitários 2024, tendo conquistado um total de cinco medalhas, duas de ouro (Ténis de Mesa e Karaté), uma de prata (Karaté) e duas de bronze (Taekwondo).

Estudantes-atletas “precisam de todo o apoio”

 

“Nestes Jogos Europeus Universitários, tive o privilégio de testemunhar o extraordinário empenho e paixão com que os nossos estudantes representam a Universidade do Porto nas mais diversas modalidades. A sua dedicação e empenho são incansáveis e um reflexo do espírito de excelência que caracteriza a nossa instituição”, salienta Bruno Almeida, diretor do Centro de Desporto da U.Porto (CDUP-UP), que é o organismo responsável pela organização e participação das equipas da U.Porto nas competições nacionais e internacionais Universitárias.

“Nem sempre é fácil, numa Instituição de Ensino Superior, em que as metas são sobretudo académicas, perceber o quão importante é o desporto andar de mãos dadas com a formação. Aqui, na Universidade, estamos e queremos continuar a dar os passos certos nesta conciliação da carreira dual e estes números da EUSA vêm comprovar que temos estudantes que se integram neste projeto e precisam de todo o apoio”, acrescenta Joana Carvalho.

Note-se que a U.Porto é uma das Instituições de Ensino Superior pioneiras no desenvolvimento do projeto UAARE, projeto-piloto que pretende ajudar atletas a conciliar a vida desportiva com a vida académica.

 

Portugal às portas do pódio

 

Com o seu desempenho no último ano, a U.Porto contribuiu ainda para que Portugal – através da Federação Académica do Desporto Universitário (FADU) – ficasse classificado na 4.ª posição do Ranking Europeu de Federações Mais Ativas, que avalia a organização e participação em eventos da EUSA, totalizando 1.891 pontos.

O Desporto Universitário Português está ainda em destaque pelo facto de 25 Instituições de Ensino superior terem participado em provas europeias em 2024 com um total de 377 participantes. Um resultado que coloca Portugal no 3º lugar do Ranking Europeu de Participantes em Provas EUSA, entre 36 países.

No que toca ao Medalheiro por País nos EUSA Games, Portugal destaca-se na 8.ª posição, com um total de 19 medalhas (5 de ouro, 2 de prata e 12 de bronze), refletindo a qualidade desportiva dos estudantes-atletas nacionais.

Need Help?