26/05/2023 - NOTÍCIA

Estudantes da U.Porto "arrasam" nos Campeonatos Nacionais Universitários

A Universidade do Porto deslocou-se em peso a Lisboa para disputar os Campeonatos Nacionais Universitários Individuais de Badminton, Ténis de Mesa, Ténis e Xadrez. Ainda na mesma semana, a U.Porto marcou presença nos CNU de Futebol 7 Feminino e Golfe.

O balanço final não poderia ter sido melhor com a subida ao pódio da U.Porto em todas as modalidades.

O destaque vai para a “limpeza” no CNU de Ténis de Mesa, no qual a U.Porto conquistou todas as medalhas possíveis no feminino e masculino, numa prova que contou com a participação de 25 estudantes atletas.

Os novos campeões nacionais universitários no feminino e masculino são Inês Matos (FFUP) e José Miguel Magalhães (FEP), seguindo-se os vice-campeões Joana Lopes (ICBAS) e Gonçalo Gomes (FADEUP), e, a fechar o pódio, também da U.Porto, os estudantes atletas Maria Matos (FEP) e Pedro Moreira (FEP).

A U.Porto sagrou-se também campeã nacional universitária de Xadrez, na vertente de rápidas, com o estudante atleta José Francisco Veiga (FEUP), e subiu ainda ao terceiro lugar do pódio com José Sereno Santos (FEUP).

Já na vertente de semirrápidas, Francisco Veiga somou mais uma medalha de prata para a U.Porto.

No CNU de Badminton, a estudante-atleta Mariana Pinto Leite (FMUP) conquistou a medalha de bronze. O CNU de Badminton Individual recebeu 14 estudantes atletas no feminino e 16 no masculino de 12 clubes Instituições de Ensino Superior de todo o país.

Por último, no Ténis Individual, que decorreu na 24 e 25 de maio, no setor feminino, as estudantes-atletas da U.Porto, Mafalda Guedes Araújo (FMDUP) e Rita Silva (FCUP), confrontaram-se na final, conquistando, respetivamente, a medalha de ouro e prata.

Por sua vez, Sebastião Cortez (FFUP) sagrou-se campeão nacional universitário, no setor masculino.

A última incursão ao sul do país foi protagonizada pela equipa de Futebol 7 Feminino da U.Porto que, depois de dois dias de intensa competição, conseguiu renovar o título de vice-campeã nacional universitária.

Somando por vitórias os três jogos disputados na primeira fase do torneio, a U.Porto garantiu a presença no jogo decisivo após derrotar a Associação Académica da Universidade do Minho nas meias finais.

A garra e o amor à camisola, demonstrados ao longo de toda a competição, estiveram em evidência na final disputada com a Associação Académica da Universidade de Coimbra. O confronto resolveu-se nas grandes penalidades, com a sorte a cair para o lado das conimbricenses.

Orientada pelo treinador Daniel Chaves, a delegação da U.Porto foi constituída pelas estudantes atletas Sofia Barroso (FADEUP), Nádia Silva (ICBAS), Joana Monteiro (FPCEUP), Joana Ferreira (FADEUP), Ema Gonçalves (FADEUP), Laura Campos (FADEUP), Mariana Oliveira (FEP), Mariana Ferreira (FMUP), Ana Marinho (FCUP), Catarina Pereira (ICBAS), Inês Valente (ICBAS), Camila Silva (FADEUP), Sofia Scapini (FMDUP) e Catarina Monteiro (FEP).

A semana desportiva fechou com chave de ouro, com mais uma demonstração de força da equipa da U.Porto no CNU de Golfe, que decorreu nos dias 27 e 28 de maio, em Vale Pisão, Santo Tirso.

Os irmãos Maria Teresa Alves e Vasco Alves, ambos estudantes da FEUP, vestiram a pele de protagonistas ao vencerem os dois títulos- feminino e masculino – em disputa.

No setor feminino, Inês dos Santos (FEUP) e Francisca Abreu (FMDUP) alcançaram, respetivamente, o segundo e terceiro lugar da competição.

Para além dos estudantes-atletas premiados, integraram também a equipa da U.Porto os/as estudantes Pedro Pedrosa (FEUP), Hugo Freitas (FADEUP) e Tomás Ribeiro (FPCEUP).