15/05/2024 - NOTÍCIA

U.Porto convida a dançar nas “Quintas Dançantes”

O Centro de Desporto da Universidade do Porto (CDUP-UP) promove as “Quintas Dançantes”. Esta iniciativa destina-se a todos os que quiserem ter uma iniciação à dança, com um curso que inicia já no dia 23 de maio e prolonga-se ao longo do mês de junho.

O curso, que se realiza no CDUP-Boa Hora, das 20h00 às 22h00, abrange cinco sessões diferentes, orientadas pela professora de dança UPFit, Leonor Malafaya, e pretendem proporcionar “uma experiência única de dança, na qual o contemporâneo e o jazz se fundem numa harmonia de expressão e técnica, que todos poderão aprender”, explica a professora.

O primeiro workshop arranca no dia 23 de maio com o tema “Floorwork e Acrobacias” e continuam em junho, com “Contacto e Improviso” no dia 6, a 13 de junho centrar-se-á em “Técnica Jazz”, a 20 de junho o foco será na “Coreografia”, e a 27 de junho, termina com uma compilação dos quatro workshops anteriores.

As inscrições podem ser feitas no seguinte formulário online, até ao dia 20 de maio, pelo valor de 35€ para Comunidade U.Porto e 45€ para externos, sendo que, a não membros UPFit acresce o valor de inscrição e seguro desportivo, este último não se aplica a estudantes da U.Porto.

O Curso:

• 23 de maio: Floorwork e Acrobacias

Neste workshop, serão explorados os limites da gravidade com elegância e precisão, criando momentos em que o principal foco é o trabalho de chão e a constante passagem da verticalidade à horizontalidade e inverso, assim como a utilização de diferentes pontos de suporte, apoio e transporte, e uma constante procura de novas soluções e novos limites.

• 6 de junho: Contacto e Improviso

Exploração da arte do contacto e do improviso, passando por interações físicas e emocionais. O movimento é dado e recebido a partir do contacto, numa improvisação em que o deslocamento surge através do toque gravitacional do corpo do outro.

• 13 de junho: Técnica Jazz

Desenvolvimento da técnica e estilo Jazz, desde os passos icónicos aos movimentos fluídos.

• 20 de junho: Coreografia

Desenvolvimento de uma coreografia num cenário de criatividade e inspiração. Cada passo, cada gesto, cada respiração será meticulosamente moldada para contar uma história única.

• 27 de junho: MIX dos 4 Anteriores

Para terminar este conjunto de workshops, será feita uma compilação dos workshops anteriores. Resultará numa variedade de movimentos e estilos, celebrando a diversidade da dança.