05/05/2025 - EVENTO

U.Porto conquista 16.º título consecutivo no CNU de Atletismo Pista ao Ar Livre

Com 22 medalhas e três recordes nacionais universitários, a U.Porto voltou a dominar o atletismo universitário português.

A Universidade do Porto revalidou, pelo décimo sexto ano consecutivo, o título coletivo no Campeonato Nacional Universitário (CNU) de Atletismo em Pista ao Ar Livre, graças a uma prestação de excelência dos seus estudantes-atletas, que conquistaram vinte e duas medalhas: nove de ouro, seis de prata e cinco de bronze. A competição decorreu nos dias 4 e 5 de maio, no Estádio Dr. José Luís de Melo Silveira Botelho, nas Caldas da Rainha, e voltou a afirmar a U.Porto como referência incontornável no panorama do desporto universitário nacional.

Com um ambiente entusiasta e um espírito de equipa assente na excelência, superação e compromisso, a comitiva da U.Porto apresentou-se em grande forma, somando conquistas expressivas e estabelecendo três novos recordes nacionais universitários.

Entre os principais destaques individuais, Tiago Pereira (Faculdade de Medicina da U.Porto – FMUP) sagrou-se campeão nacional universitário no triplo salto. Catarina Flor (Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar – ICBAS) brilhou no lançamento do martelo, alcançando também o lugar mais alto do pódio, ao qual somou ainda uma medalha de prata no lançamento do disco.

Melissa Sereno (Faculdade de Arquitetura – FAUP) também se revelou um dos nomes da competição, ao conquistar duas medalhas de ouro nas provas de 100 metros e 100 metros barreiras, esta última com um novo recorde nacional universitário: 13,62 segundos. Também com prestações de excelência, Rita Figueiredo (FMUP) venceu os 1500 metros e conquistou a medalha de prata nos 800 metros, enquanto Beatriz Pereira (FMUP) foi primeira classificada nos 800 metros e segunda nos 400 metros planos.

Rita Barbosa (Faculdade de Engenharia – FEUP) somou duas medalhas individuais — ouro nos 200 metros e prata nos 100 metros — e integrou a estafeta 4×100 metros femininos, campeã nacional universitária, juntamente com Lansia Dmytrieva (FADEUP), Carolina Sousa (Faculdade de Ciências – FCUP) e Melissa Sereno (FAUP). Esta formação estabeleceu um novo recorde universitário: 49,40 segundos.

Na estafeta masculina 4×100 metros, Renato Ribeiro (FEUP), Guilherme Almeida (FEUP), João Araújo (FEP) e Duarte Amorim conquistaram também o ouro. Destaque ainda para a estafeta mista 4×400 metros, composta por Lansia Dmytrieva (FADEUP), Guilherme Almeida (FEUP), Nuno Nascimento (FEUP) e Beatriz Pereira (FMUP), que não só venceu a prova como estabeleceu um novo recorde nacional universitário: 3 minutos, 41 segundos e 39 centésimos.

Nas restantes medalhas de prata, subiram ainda ao segundo lugar do pódio: Cláudia Rodrigues (ICBAS), no salto em altura, e Guilherme Almeida (FEUP), nos 100 metros barreiras.

Entre os medalhados com bronze, destacam-se: David Barbosa (FADEUP), no lançamento do dardo; Nuno Nascimento (FEUP), nos 400 metros; Guilherme Almeida (FEUP), no lançamento do peso e salto com vara; Eduardo Beça (FMUP), nos 3000 metros obstáculos; e Cláudia Rodrigues (ICBAS), no lançamento do peso.

Sob a liderança dedicada de Pedro Guimarães, treinador que acompanha o atletismo da U.Porto praticamente desde a sua génese, “esta equipa tem vindo a construir uma trajetória sustentada de sucesso, que alia resultados desportivos a um ambiente de entreajuda e verdadeira camaradagem. É neste equilíbrio entre ambição competitiva e espírito familiar que reside grande parte da força deste coletivo”, explica o treinador e professor da FADEUP.

A edição de 2025 do CNU de Atletismo Pista ao Ar Livre contou com 311 estudantes-atletas, em representação de 46 instituições de ensino superior, batendo o recorde de participação na competição.

Este 16.º título consecutivo da U.Porto confirma, mais uma vez, o valor da aposta da Universidade na promoção do desporto universitário como componente essencial da formação integral dos seus estudantes.

Need Help?