U.Porto avança no apoio a estudantes atletas de alto rendimento
Primeiros atletas universitários de alto rendimento vão ser acompanhados por professores na sua Faculdade, terão acesso gratuito aos ginásios e acompanhamento nutricional pelo Centro de Desporto da U.Porto (CDUP-UP).
A Universidade do Porto deu mais um passo importante na implementação do projeto UAARE Superior (Unidades de Apoio ao Alto Rendimento no Ensino Superior), uma iniciativa nacional que pretende criar condições para que os estudantes-atletas de alto rendimento possam conciliar, de forma equilibrada e bem-sucedida, a carreira académica e a desportiva.
No dia 5 de novembro, o CDUP-UP realizou a primeira reunião com os atletas UAARE Superior da Universidade, encontro no qual foram apresentadas aos estudantes já registados no projeto as primeiras medidas de apoio, nomeadamente a utilização gratuita dos ginásios do CDUP-UP, consultas de nutrição e a atribuição de um professor acompanhante, que terá como missão apoiar a gestão do percurso académico de cada atleta, ajudando a conciliar o calendário competitivo com o cumprimento das exigências curriculares.
“A adesão ao projeto UAARE Superior reforça o nosso compromisso em criar condições para que os estudantes que representam o país e a Universidade ao mais alto nível possam continuar a estudar e a competir sem terem de abdicar de nenhuma das suas carreiras”, sublinha Joana Carvalho, Vice-Reitora para as Relações Internacionais, Responsabilidade Social e Desporto.
“Através deste projeto, queremos não apenas apoiar, mas também valorizar o percurso académico e desportivo destes jovens, reconhecendo o papel que têm enquanto exemplos de dedicação, disciplina e resiliência”, acrescenta.
O UAARE Superior é um projeto-piloto coordenado conjuntamente pelo Ministério da Educação – Direção Geral do Ensino Superior (ME-DGES) e pelo Gabinete do Secretário de Estado do Desporto (GSED).em articulação com as seis instituições de ensino superior participantes neste projeto piloto. A iniciativa dá continuidade ao sucesso do modelo UAARE implementado no ensino secundário, agora adaptado às exigências e especificidades do contexto universitário.
A U.Porto é uma das instituições pioneiras na implementação deste programa, dando continuidade à sua política de promoção do Desporto Universitário de Excelência, reconhecida nacional e internacionalmente.
Com esta primeira reunião e o acompanhamento direto dos atletas identificados, a Universidade do Porto reforça a sua estratégia de apoio à dupla carreira dos estudantes-atletas, consolidando o seu papel de referência no panorama do desporto universitário nacional.

