27/10/2023 - NOTÍCIA

Troca bens solidários por prática desportiva no UPFit Solidário!

O Centro de Desporto da Universidade do Porto (CDUP-UP) dinamiza a décima edição do UPFit Solidário, ao longo de todo o mês de novembro. O CASA – Centro de Apoio ao Sem Abrigo do Porto será a entidade apoiada, através da sensibilização e do incentivo aos donativos, em vários momentos abertos a toda a comunidade.

Ao longo de 18 dias, toda a comunidade poderá “trocar bens solidários por prática desportiva”. Este é o mote que visa incentivar a união entre a responsabilidade social e a prática de atividade física, com o acesso gratuito aos ginásios da U.Porto, mediante o donativo de algum bem de primeira necessidade.

Os donativos deverão ser entregues nas receções das instalações do CDUP-UP. Os bens poderão ser:

– Bens alimentares não perecíveis (enlatados, atum, salsichas, cevada solúvel)

– Produtos de Higiene (pastas e escovas dos dentes, gel de banho, Shampoo)

– Meias e cuecas de homem

– Mantas

– Sacos camas e cobertores

– Ração seca para cães e gatos

– Desparasitante interno e externo para cães e gatos

Para além desta recolha diária, o UPFit Solidário terá dois grandes momentos que serão também gratuitos, em troca de bens solidários. No dia 11 de novembro, o Pavilhão Desportivo Luís Falcão (polo da Asprela) receberá o Magusto Solidário, dinamizado em parceria com os Serviços de Ação Social da Universidade do Porto. As atividades terão início às 15h00, com Jogos Tradicionais e, às 15h45, a professora Hélène Oliveira animará a tarde com uma aula de UPFit Dance. No final, toda a comunidade está convidada a desfrutar das castanhas e de um momento de convívio. O evento está sujeito a inscrição prévia.

O UPFit Solidário termina no dia 18 de novembro, novamente no Pavilhão Luís Falcão, com uma Mega Aula UPFit Solidário. Entre as 10h00 e as 12h00, as professoras do UPFit, Ana Polónia, Hélène Oliveira e Núria Ferreira desafiam todos os participantes a experimentarem uma manhã de diversão, que juntará as modalidades UPFit de Local, UPFit Dance e Yoga. Todos os interessados poderão inscrever-se no formulário online.

Também no dia 18 de novembro, se assinala o Dia do Voluntariado da Universidade do Porto. A inclusividade e a sustentabilidade no voluntariado são o tema central das atividades que terão lugar no Pavilhão do Jardim do Círculo Universitário da Universidade do Porto, organizadas pela Unidade de Responsabilidade Social da U.Porto. O CDUP-UP estará presente para abordar a temática do Desporto Adaptado e, no âmbito do UPFit Solidário, recolher donativos para o CASA.

A participação no Dia do Voluntariado da U.Porto poderá ser feita, mediante inscrição prévia.

CASA

O CASA – Centro de Apoio ao Sem Abrigo do Porto é uma associação que pretende auxiliar aqueles que se encontram em situação de Sem-Abrigo, que integrem Famílias em Risco ou Famílias Carenciadas, através de ações de solidariedade social e da disponibilização de um contacto próximo, bens alimentares, artigos de vestuário e serviços de reintegração social.

O CASA funciona, maioritariamente, através de voluntariado, incluindo os Corpos Sociais. Conta com mais de 1400 voluntários, distribuídos por 10 Delegações em Portugal e Madeira, apoiando mais de 4000 utentes de famílias em risco e +1100 pessoas em situação de sem abrigo.