Sucesso desportivo da U.Porto homenageado em noite de Gala
A 14ª Gala do Desporto da Universidade do Porto celebrou mais uma época desportiva de sucesso.
A Universidade do Porto terminou a época desportiva 2023/2024 em 1º lugar do ranking nacional do desporto universitário e foi a melhor universidade portuguesa nos Jogos Europeus Universitários. A par do sucesso competitivo, a U.Porto, no anterior ano letivo, contou com mais de 230 mil entradas nas suas instalações desportivas para prática de atividade física.
Números que foram celebrados na noite de ontem, 6 de novembro, na Gala do Desporto da U.Porto.
O Círculo Universitário do Porto foi mais uma vez palco desta cerimónia, na qual foram conhecidos os Melhores do Ano do desporto da Universidade do Porto, em diferentes categorias.
Começamos por destacar o prémio Carreira Desportiva que, este ano, foi entregue a duas estudantes-atletas, Filipa Martins, estudante da Faculdade de Desporto (FADEUP), Cláudia Rodrigues, estudante do Instituto Biomédicas Abel Salazar (ICBAS). No seu currículo universitário, Filipa Martins, em representação da U.Porto, conquistou 7 medalhas em dois Campeonatos Nacionais Universitários e uma medalha de bronze nas Universíadas de Verão 2015, disputadas em Gwangju, na Coreia do Sul. No ano em que termina o Mestrado em Treino Desportivo – Treino de Alto Rendimento e Treino de Jovens da Faculdade de Desporto, a atleta estudante conseguiu entrar para a história, sendo uma das poucas atletas a dar o seu nome a um novo elemento na ginástica artística, o “The Martins”. Nos Jogos Olímpicos de Paris pôs todo o país a festejar a sua passagem à Final do All Around, sendo esta a primeira presença portuguesa nesta prova.
O prémio de Carreira Desportiva da U.Porto foi também entregue à estudante-atleta Cláudia Rodrigues, que compete ao serviço da U.Porto desde 2010 e fez o seu percurso académico no ICBAS. No Atletismo, conquistou mais de 30 medalhas a vestir as cores da U.Porto. A sua especialidade foi o Salto em Comprimento e o Salto em altura, mas também representou a U.Porto nos 60 e 100 metros barreiras, estafetas 4x200m, Triplo Salto e Lançamento de Peso.
Na categoria de Atleta do ano, os grandes vencedores foram Inês Matos, estudante da Faculdade de Farmácia (FFUP), atleta que conquistou dois títulos nacionais e o título de campeã da europa universitária no Ténis de Mesa, e Mário Filho, estudante da FADEUP, que conquistou quatro medalhas pela U.Porto nos CNU’s de Natação.
A escolha para atleta Revelação do Ano recaiu sobre a estudante da Faculdade de Engenharia (FEUP), Maria Quevedo Pereira, pela conquista, no seu primeiro ano académico, do título nacional universitário em Padel pares femininos e pares mistos.
Passando da revelação aos mais experientes, na categoria de Reconhecimento Desportivo, o prémio foi entregue ao estudante Pedro da Silva, da FADEUP, pelo seu percurso no Atletismo que, desde 2018 aglomerou 13 medalhas individuais nos CNU’s de Pista Coberta e Ar Livre.
Foi também da modalidade de Atletismo, o vencedor de Técnico do Ano. O “veterano” Pedro Guimarães, que voltou a levar a equipa da U.Porto ao primeiro lugar do pódio nos CNU’s de Atletismo em Pista Coberta e Ar Livre.
Na categoria de Modalidade Individual do ano, a grande vencedora foi a equipa de Karaté, que se sagrou campeã nacional por equipas, e viu a sua equipa de Kata feminina, constituída pelas atletas Bárbara Ribeiro, Telma Franco e Maria Cardoso, a conquistar o título de campeãs da europa universitárias.
Já o galardão de Modalidade Coletiva do ano foi entregue à equipa de Voleibol feminino da Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina da U.Porto, que conquistou o título nacional universitário.
Nesta cerimónia foi também conhecido o Instrutor UPFit do Ano, prémio que foi atribuído a Ana Polónia, professora de Pausa Ativa, Musculação, Cardio Local, GAP e Glúteos no Centro de Desporto da U.Porto.
O prémio Mérito Excelência foi entregue a Duarte Lopes, Alumni da Faculdade de Desporto da U.Porto, com um percurso ligado ao desporto nacional. Antigo presidente da FADU e da Associação Europeia de Serviços Desportivos Académicos, é atualmente membro do Comité Executivo da Federação Internacional do Desporto Universitário (FISU).
Chefe de Missão em duas Universíadas e três Jogos de CPLP, Duarte Lopes foi também membro do Conselho Nacional do Desporto e fez parte do grupo de trabalho da Comissão Europeia responsável pelas Linhas Orientadoras da Carreira Dual para Atletas.
Esta XIV Gala do Desporto da U.Porto contou com a presença do Secretário de Estado do Desporto, Pedro Dias, o Reitor da U.Porto, António de Sousa Pereira, a Vereadora da Câmara Municipal do Porto, Catarina Araújo, o Presidente da Federação Académica do Porto, Francisco Porto Fernandes, e o Presidente da Federação Académica do Desporto Universitário, Ricardo Nora.
HOMENAGEM ÀS CONQUISTAS INTERNACIONAIS
No ano desportivo de 2023/2024, foram muitos os estudantes atletas e treinadores da U.Porto que se destacaram nas mais importantes provas internacionais.
Os primeiros reconhecimentos internacionais da U.Porto foram entregues aos estudantes atletas da U.Porto que estiveram presentes nos Jogos Mundiais Universitários.
João Cambão Cruz, estudante da Faculdade de Direito, e Beatriz Roxo, estudante da Faculdade de Economia (FEP), subiram ao palco para receber o reconhecimento internacional da U.Porto pela sua prestação no Mundial Universitário de Ciclismo.
Marta Teixeira, estudante da FADEUP, Eduardo Martins, estudante da FCUP, Ricardo Marques, estudante da FLUP, foram reconhecidos pela representação nas seleções portuguesa no Mundial Universitário de Futsal.
Hugo Campos, estudante da FEUP foi homenageado pela conquistada do bronze no Mundial Universitário de Voleibol de Praia. Ricardo Gonçalves, estudante da FEP, e Miguel Oliveira, estudante da FEUP, pela presença no Mundial Universitário de Canoagem.
Seguiram-se os reconhecimentos que só podem ser entregues de 4 em 4 anos. Pela sua participação nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris 2024, foram reconhecidos os estudantes-atletas e treinadores, Filipa Martins e os treinadores José Ferreirinha e Joana Carvalho (Alumnis FADEUP), Maria Inês Barros (ICBAS), na modalidade Tiro com Armas de Caça, Raquel Queirós (FADEUP) no Ciclismo Cross Country, João Geraldo (FEUP) na modalidade de Ténis de Mesa, Diogo Fonseca e Costa (FEUP) na modalidade de Veka. Nos Paralímpicos foram homenageados Sara Coelho (Alumni FADEUP), parceira de competição do atleta André Ramos na modalidade de Boccia, e Rui Pinto (Alumni FADEUP), treinador de Atletismo do atleta medalhado Sandro Baessa, e Ana Catarina Correia (Alumni FADEUP) na modalidade de Boccia.
Este ano, foram 6 os estudantes atletas da Universidade do Porto que alcançaram 5 medalhas em Campeonatos do Mundo e da Europa.
Diogo Craveiro, estudante da FEUP, sagrou-se esta semana Vice-Campeão do Mundo de Patinagem Artística em Especialidade Livres.
Ernesto Silva, estudante da Faculdade de Arquitetura, foi homenageado pela conquista do título de Campeão Europeu de Patinagem em Solo Dance e estudante da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto. Subiu ao primeiro lugar do pódio no Campeonato da Europa disputado em Fafe.
Diogo Rêma e Tomás Teixeira, ambos estudantes da Faculdade de Economia do Porto, integraram a seleção portuguesa de Andebol sub-20 que se sagrou Vice-Campeã da Europa.
Duarte Castro, que alcançou a medalha de bronze no Campeonato Europeu de Remo Sub 23 e é estudante da Faculdade de Desporto da U.Porto.
Houve ainda tempo para homenagear os medalhados da U.Porto nos Jogos Europeus Universitários. Inês Matos, ouro no Ténis de Mesa, e o seu treinador José Miguel Neves, Bárbara Ribeiro, Telma Franco e Maria Cardoso, ouro no Karaté e os seus treinadores Nuno Moreira e Inês Rodrigues, e Filipe Martins e Sara Vital, bronze no Taekwondo e o seu treinador Cláudio Varejão.