Sazonalidade de frutas e legumes – mês de julho
Para uma alimentação equilibrada e rica em nutrientes, é fundamental incluirmos na dieta frutas e legumes variados. Para fazer este balanço e diversificação da melhor forma, conhecer a sazonalidade dos frutos e legumes é uma alternativa.
Consumir este tipo de produtos de época tem inúmeras vantagens, as quais:
1. Características nutricionais e organoléticas superiores.
Os alimentos da época têm, geralmente, atributos nutricionais (como o teor de vitaminas e minerais) e organoléticos (p.e. sabor, odor, cor) superiores.
2. Promoção da economia local e redução do impacto ambiental.
O consumo de hortofrutícolas da época contribui para a promoção da economia local, ajudando pequenos comerciantes e agricultores próximos. E, contribui também para a melhoria do ambiente, utilizando-se menos cadeias de frio, menos conservantes e transportes mais curtos.
3. Preço mais acessível.
Comprar frutas e legumes na sua época de produção fica mais barato que comprar em alturas do ano em que os mesmos alimentos não são produzidos.
Em julho, a panóplia de frutas e verduras da época é vasta. Quanto a frutos, ameixa, amora, ananás dos Açores, banana da Madeira, cereja, figo, framboesa, limão, melão, meloa e morango. Quanto a legumes, alho, alho porro, beldroegas, beringela, cebola, cenoura, chuchu, courgette, couve-lombarda, feijão verde, grelos, milho doce, pepino, pimento e tomate.