31/03/2023 - NOTÍCIA

Estudantes, Professores e funcionários da U.Porto convidados a jogar juntos

Começou em 2019 com um projeto piloto na Reitoria e, três anos depois, são já mais de 500 os colaboradores da Universidade do Porto que beneficiam da Pausa Ativa, o programa de atividade física laboral dinamizado pelo Centro de Desporto da U.Porto (CDUP-UP).

Atualmente, integram a Pausa Ativa nove faculdades e dois serviços centraisReitoria e Serviços de Ação Social (SASUP) – da U.Porto. Ali, os colaboradores usufruem, semanalmente, de uma ou mais pausas de 15 minutos na sua atividade laboral. Mas não para descansar… Nesse período, são desafiados a reforçar alguns grupos musculares através dos exercícios propostos pelos professores de atividade física do CDUP-UP.

“Estamos empenhados em levar a Pausa Ativa a toda a Universidade, pois acreditamos que as mais valias deste programa vão além da promoção da atividade física e combate ao sedentarismo”, refere Joana Carvalho, Vice-Reitora da U.Porto para as Relações Internacionais, Responsabilidade Social e Desporto.

Os resultados estão à vista e são muito positivos, tal como revelam s resultados do inquérito de satisfação realizado pelo CDUP-UP junto dos participantes neste projeto.

“O aumento da interação entre os colaboradores e a melhoria do ambiente de trabalho, foram dois pontos que nos deixaram extremamente satisfeitos”, destaca a responsável.

Uma Pausa que faz bem à produtividade

Dos 296 inquiridos, 91% consideram que o Programa Pausa Ativa é excelente e que tem tido um impacto positivo, essencialmente, na melhoria da sua condição física, da sua saúde, na interação com os seus colegas de trabalho e no aumento da produtividade.

“Apesar dos excelentes resultados obtidos neste inquérito, sabemos que há pontos a melhorar e já estamos a trabalhar neles, para que todos os colaboradores da U.Porto usufruam o melhor possível destes momentos”, revela o diretor do CDUP-UP, Bruno Almeida.

A opinião relativamente aos professores da Pausa Ativa é, também ela, bastante positiva. De acordo com os inquiridos, o/a professor/a dá o devido feedback nas sessões, mostra-se empenhado, promove interações, motiva e cria exercícios adequados às necessidades de cada colaborador.

“Estes resultados enchem-nos de orgulho e motivam-nos a melhorar cada vez mais o nosso desempenho junto dos colaboradores da U.Porto”, revela Hugo Rodrigues, coordenador do Programa Pausa Ativa. E acrescenta: “Para além deste questionário, o feedback que temos tido da parte dos participantes nas aulas tem sido bastante reconfortante e que é notório no aumento do interesse em cada aula”.

Neste inquérito de satisfação, as palavas mais utilizadas para descrever a Pausa Ativa foram “descontração”, “bem-estar”, “saúde”, “interação” e “alegria”.