22/09/2021 - NOTÍCIA

Os cogumelos são uma boa fonte de proteína vegetal?

Embora os cogumelos sejam classificados como vegetais, eles pertencem ao grupo dos fungos. São um excelente alimento, com reduzido teor calórico (cerca de 20-30 Kcal/100 g) e baixa quantidade de gordura (0,1-0,5 g/100g). Para além disso, contêm ainda apreciáveis quantidades vitaminas, minerais e substâncias com características antioxidantes.

O teor de proteína é semelhante nos vários tipos de cogumelos, sendo que os cogumelos podem apresentar entre 1,8 – 3 g de proteína por 100 g.

Cogumelos: um alimento com alto teor de proteína?

Qualquer marca pode alegar que o seu produto tem elevado teor de proteína quando pelo menos 20% do valor energético do alimento for fornecido por proteína. Da mesma forma, se pelo menos 12% do valor energético do alimento for fornecido por proteína, o produto pode conter na embalagem a alegação “fonte de proteína”.

Vejamos: 3 g de proteína fornecem 12 Kcal. Ou seja, 12 % do valor energético do alimento é proteína. Assim a marca pode alegar que é um produto com alto teor de proteína. Como os cogumelos são tão baixos em calorias é fácil ter essa alegação.

No entanto, na prática para obtermos 21 g de proteína numa refeição, seria necessário ingerir quase 1Kg de cogumelos, mais precisamente 700 g – o que é impraticável.

Os cogumelos têm um elevado valor nutricional, mas não devem estar no prato como principal fonte de proteína vegetal. Existem outras opções que fazem mais sentido, por exemplo: seitan cozinhado (22,4g de proteína/100g de alimento), lentilhas (9,1g/100g), feijão manteiga demolhado e cozido (7,8 g/100g), feijão frade demolhado e cozido (8,8g/100g), etc.

Qualfood. Regulamento n.º 1924/2006. Alegações Nutricionais e de Saúde;
INSA (2019) Tabela de Composição dos Alimentos; Silva, S. G. (2020) O vegetariano. 1ª Ed. Oficina do Livro: Alfragide.
Silva, G. S. 2020. O Vegetariano. Oficina do Livro. Ed.1.