21/03/2022- NOTÍCIA

U.Porto comemora Dia Mundial da Atividade Física com toda a comunidade

De 2 a 9 de abril, a U.Porto promove dezenas de atividades desportivas para todos os gostos, no âmbito da U.Porto Active Week. Mais ativos na U.Porto! Este é o desafio proposto pela Universidade do Porto a toda a população, convidando para se juntarem às comemorações do Dia Mundial da Atividade Física, que se celebra a 6 de abril.

O arranque da semana mais ativa da U.Porto será no dia 2 de abril com uma caminhada e corrida pelo Autismo. Em parceria com a associação Vencer Autismo, e com a colaboração da Escola do Movimento, o Jardim Botânico e o Círculo Universitário, o Centro de Desporto da U.Porto (CDUP-UP), de forma a assinalar o Dia da Consciencialização do Autismo, preparou uma corrida e caminhada no Estádio Universitário com aquecimento marcado para as 9h40 e partida às 10h00. A inscrição neste evento – UPRunning pelo Autismo – tem um custo de 5€ que reverte para a Vencer Autismo.

As atividades continuam no dia 3 e abril, com uma sessão de Tai-Chi gratuita, às 10h30 no Círculo Universitário.

De 4 a 8 de abril, o CDUP-UP abre as portas das aulas de grupo do seu programa UPFit a toda a população. Nas sessões de musculação UPFit poderão ainda participar gratuitamente no Desafio Mini Triatlo, proposto na sala pelos instrutores do CDUP-UP. Para participar basta aparecer no horário das sessões disponível no menu UPFit.

No Dia Mundial da Atividade Física, 6 de abril, a U.Porto convida todos os U-Bikers para um passeio U-Bike com partida da Reitoria da U.Porto às 18h30. Para quem não possua uma U-Bike e quiser participar, poderá pedi-la no formulário de inscrição.

Ainda no dia 6 de abril, a festa será dentro de água com uma Mega-Aula de Hidroginástica e Circuito Aquático, às 19h00 na Piscina da Faculdade de Desporto. As inscrições são também gratuitas.

As comemorações continuam a 7 de abril com rastreios de nutrição para toda a população, de forma a também assinalar o Dia Mundial da Saúde. Os rastreios são gratuitos e terão lugar entre as 14h00 e as 19h00 na Faculdade de Desporto, junto à receção do CDUP-UP, não necessitando de inscrição prévia.

Para os que gostam mais de desportos coletivos e querem competir, o CDUP-UP preparou dois torneios, a decorrer no Estádio Universitário. No dia 7 de abril arranca o Torneio de Futebol de Rua 3×3, pelas 18h00, que termina no dia 9 de abril da parte da manhã. A inscrição tem o custo de 10€ por equipa.

Já no dia 8 de abril, realiza-se o Torneio de Basquetebol 3×3, numa organização conjunta entre o CDUP-UP, a Associação de Basquetebol do Porto e a Federação Académica do Porto. A inscrição tem o custo de 20€ por equipa e o prémio serão entradas para a Queima das Fitas do Porto 2022.

A Active Week termina no dia 9 de abril com uma sessão de Krav Maga, às 10h00, e uma sessão de Bootcamp em família, às 11h00. Ambas são gratuitas e decorrem no Estádio Universitário.

Ainda no dia 9, juntamente com as finais do Torneio de Futebol de Rua 3×3, poderá assistir a uma demonstração de Futebol para cegos, às 10h00.

As atividades são abertas a toda a população e para se inscrever, basta escolher no formulário de inscrição a atividade da Active Week em que pretende participar.

Uma semana que promete promover e celebrar a Atividade física entre toda a comunidade.