01/07/2021 - NOTÍCIA

Sazonalidade de frutas e legumes – mês de julho

Para uma alimentação equilibrada e rica em nutrientes, é fundamental incluirmos na dieta frutas e legumes variados. Para fazer este balanço e diversificação da melhor forma, conhecer a sazonalidade dos frutos e legumes é uma alternativa.

Consumir este tipo de produtos de época tem inúmeras vantagens, as quais:

 

1. Características nutricionais e organoléticas superiores.

 

Os alimentos da época têm, geralmente, atributos nutricionais (como o teor de vitaminas e minerais) e organoléticos (p.e. sabor, odor, cor) superiores.

 

2. Promoção da economia local e redução do impacto ambiental.

 

O consumo de hortofrutícolas da época contribui para a promoção da economia local, ajudando pequenos comerciantes e agricultores próximos. E, contribui também para a melhoria do ambiente, utilizando-se menos cadeias de frio, menos conservantes e transportes mais curtos.

 

3. Preço mais acessível.

 

Comprar frutas e legumes na sua época de produção fica mais barato que comprar em alturas do ano em que os mesmos alimentos não são produzidos.

Em julho, a panóplia de frutas e verduras da época é vasta. Quanto a frutos, ameixa, amora, ananás dos Açores, banana da Madeira, cereja, figo, framboesa, limão, melão, meloa e morango. Quanto a legumes, alho, alho porro, beldroegas, beringela, cebola, cenoura, chuchu, courgette, couve-lombarda, feijão verde, grelos, milho doce, pepino, pimento e tomate.

Need Help?