10/11/2021 - NOTÍCIA

Programa UPFit desenvolve Cursos de Defesa Pessoal para Mulheres

Para dar resposta ao número crescente de episódios de violência na cidade do Porto, o CDUP-UP vai promover, a partir do dia 22 de novembro, Cursos de Defesa Pessoal para mulheres.

Para participar, as interessadas deverão preencher o formulário de inscrição online ou nos balcões do CDUP-UP até ao dia 17 de novembro.

Para participantes externas ao Programa UPFit, o valor do Curso é de €28,00, ao qual acresce o valor do seguro desportivo de €5,00 (não aplicado aos estudantes da Universidade do Porto). O valor da inscrição no Programa não será cobrado. Para Membros do Programa de Fitness da U.Porto, o Curso tem o custo de €22,00.

Os Cursos vão decorrer em 4 sessões com a duração de 2 horas cada aula. Para assegurar que as situações de violência são retratadas da forma mais real quanto possível, as participantes deverão participar nas sessões com a sua roupa do dia-a-dia e não vestuário específico para exercício físico.

De forma a constituir turmas completas, estão disponíveis várias oportunidades de horários para os Cursos. As interessadas deverão indicar, no formulário disponível, quais os horários em que estão interessadas em participar.

2.ª Feira, 12h-14h, CDUP-Boa Hora.
3.ª Feira, 18h-20h, CDUP-Boa Hora.
3.ª Feira, 12h-14h, CDUP-Boa Hora.
4.ª Feira, 20h-22h, CDUP-Boa Hora.
5.ª Feira, 18h-20h, CDUP-Boa Hora.
6.ª Feira, 20h-22h, CDUP-Boa Hora.
Sábado, 10h30-12h30, Estádio Universitário.
Sábado, 17h-19h, CDUP-Boa Hora.

Sobre os Cursos de Defesa Pessoal do Programa UPFit

Os Cursos, lecionados por Instrutores das modalidades de Combate do Programa UPFit, têm como objetivo desenvolver ferramentas como o autocontrole e a avaliação correta de situações de perigo.

Para isso, serão lecionadas uma série de agressões como empurrões, puxões, socos, pontapés, quedas, projeções, entre outras. Quanto a mecanismos a desenvolver, os Instrutores vão ensinar às participantes técnicas de libertação, bloqueios de ataques, contra-ataques, tomadas de ofensiva e várias outras.