23/11/2021 - NOTÍCIA

Doar um bem e receber uma aula de fitness!

Como fazer a diferença na vida de várias famílias e crianças? O Centro de Desporto da Universidade do Porto (CDUP-UP) tem uma proposta para toda a comunidade. “Basta” passar, de 29 de novembro a 6 de dezembro, pelas diferentes instalações desportivas da U.Porto, e participar na recolha de bens solidários para ajudar a Associação O Meu Lugar no Mundo. O agradecimento será devolvido na forma de… exercício físico.

A iniciativa assinala o regresso da Semana UPFit Solidária, que, na sua oitava edição, surge com o mote de sempre: Atividade física por uma causa. O convite estende-se a toda a comunidade e passa então por trocar um pacote de leite, papel higiénico, calculadoras, livros(entre outros bens que constam na lista no final da notícia), por uma aula do Programa UPFit.

Este ano, os bens recolhidos serão entregues à Associação O Meu Lugar no Mundo, que apoia 103 famílias e 133 crianças com o trabalho de 289 voluntários, com o objetivo de formar comunidades mais justas, conscientes, inclusivas e lutar contra a pobreza e exclusão social.

Para ajudar e participar nesta Semana Solidária, o processo é muito simples: ver o horário UPFit, escolher a aula que pretende (entre as dezenas de Aulas de Grupo, musculação, Hidroginástica, entre outras), levar um ou mais bens solidários e entregar nas receções do CDUP-UP no CDUP-Boa Hora, Faculdade de Desporto, Pavilhão Luís Falcão e Estádio Universitário.

Aos membros do Programa UPFit, será acrescentado um dia de validade do cartão UPFit Total por cada bem doado.

Para encerrar a semana e fazer chegar os bens ao seu destino, o CDUP-UP preparou uma Mega-Aula de GAP e Zumba, a realizar-se no dia 6 de dezembro, às 18h30, no CDUP-Boa Hora. Nesta sessão, serão entregues todos os bens recolhidos aos responsáveis da Associação O Meu lugar no Mundo.

Lista de Bens UPFit Solidária para O Meu Lugar no Mundo:
Bens alimentares:
– Leite meio gordo; bolachas variadas; pão de forma; madalenas/queques; chocolate em pó; sumos de fruta; chá de camomila/cidreira;
Bens de higiene:
– Papel higiénico; rolo de papel (tipo cozinha); detergente líquido do chão; sabonete líquido de mãos;
Bens escolares:
– Calculadoras; cola de batom e em gel; fita-cola; cartolinas de cor A4 e A3; borrachas; esferográficas coloridas;
– Jogos didáticos: coletivos (ex: puzzles, jogo da glória, baralho de cartas, etc…), em pares (jenga, jogos de equilíbrio, batalha naval, 4 em linha, etc…)
– Livros de leitura: contos do plano nacional de leitura (1º, 2º e 3º ciclo)

A Associação O Meu Lugar no Mundo

Fomos conhecer a Cátia Oliveira, assistente social responsável pela Associação O Meu Lugar no Mundo, e a Teresa, ex-voluntária e agora madrinha do projeto, que nos apresentaram o espaço onde diariamente, depois da escola, dezenas de crianças, entre os 6 e os 16 anos, se encontram para ler, estudar e fazer atividades lúdicas e recreativas.

A Associação O Meu Lugar no Mundo localiza-se na freguesia do Bonfim e trabalha junto das escolas dessa área de residência, recebendo “crianças que vêm de contextos sociais vulneráveis e que apresentam insucesso escolar“, explica-nos a Cátia. O propósito desta Associação passa por trabalhar as aprendizagens, através do apoio psicopedagógico, então, “depois do período de aulas, e com a colaboração dos voluntários, vamos ajudá-los a trabalhar as ferramentas necessárias para que eles aprendam a estudar e que se tornem autónomos nesse processo”, conta a assistente social, explicando que é feito um trabalho de competências de desenvolvimento psicossociais “através de um programa educativo que nós próprias desenhamos e que pretende, através da educação não formal, trabalhar um conjunto de áreas que consideramos essenciais para que estas crianças construam um percurso de vida positivo e desta forma saiam do ciclo de pobreza e exclusão social em que vivem.”

Fazem parte do programa educativo, sessões de educação emocional (jogos lúdicos e de dinâmica de grupo, por exemplo), Educação para direitos humanos, para a sexualidade, educação ambiental, financeira, alimentar, desportiva, política e de cidadania, “tudo na base da educação não formal, o que faz com que as crianças que cá estão gostem e prefiram vir para cá até nas férias.”

A Associação proporciona diferentes iniciativas às crianças, entre os quais se destaca o projeto “Saídas fora de portas” em que dão oportunidade a todas as crianças de conhecer novas realidades e contextos sociais, “já visitamos a FEUP e os seus laboratórios de química e física, levamos as crianças a andar de barco, a ir ao teatro ou aos museus (..), em que muitas delas nunca tinham ido ou tido oportunidade para tal”, conta-nos entusiasticamente a Teresa. Este projeto, “dá-lhes a possibilidade de sonharem com uma vida diferente, a partir do momento em que também lhes mostramos realidades diferentes”, completa a Cátia.

O convite para a visita às instalações do CDUP já foi feito e esperamos brevemente propocionar às crianças d’O Meu Lugar no Mundo, um dia desportivo inesquecível.

Agora o convite é destinado à nossa comunidade, que pode fazer a diferença e ajudar esta Associação e entregar um bem solidário junto das nossas receções.