23/02/2022 - NOTÍCIA

Como Reduzir o Desperdício Alimentar?

A quantidade de alimentos que diariamente são desperdiçados em todo o mundo é preocupante. O desperdício alimentar é um problema global com consequências graves em termos sociais, económicos e ambientais.

Sabia que cerca de 1/3 de todos alimentos produzidos anualmente é desperdiçado?

A nível nacional, o Projeto de Estudo e Reflexão do Desperdício Alimentar (PERDA) estima o desperdício alimentar anual em 1 milhão de toneladas de alimentos.

O principal contributo individual que todos nós podemos dar começa com pequenas atitudes, em casa e no momento da compra, que reduzem a quantidade de comida que desperdiçamos. Pequenas atitudes podem fazer uma grande diferença!

Conservar adequadamente os alimentos é uma mais-valia para evitar o desperdício alimentar.

Uma adequada conservação dos alimentos deve ter início logo no momento da compra. Ao colocar as suas compras nos sacos lembre-se que os sólidos e/ou os de maior peso devem ficar no fundo e os mais frágeis à superfície. Para os produtos refrigerados e congelados, idealmente, deviam ser transportados em sacos térmicos de modo a manter a temperatura até chegar a casa.

Tenha sempre em atenção o modo de conservação indicado na embalagem, bem como o prazo de conservação depois de aberta.

Os restantes géneros alimentícios, que não necessitam de conservação no frio, devem ser armazenados na despensa, sendo este um local que deve ser fresco, seco e sem exposição solar.

As conservas ou enlatados, depois de abertos, se não forem utilizados na sua totalidade devem ser armazenados no frigorifico. O seu conteúdo deve ser retirado da embalagem de origem e colocado num recipiente adequado antes de colocar no frigorifico.

Como organizar o meu frigorífico

 

1 – Zona superior: corresponde à zona mais fria e é o local ideal para alimentos ou comidas que não precisam de ser cozinhados, como sobras, iogurtes, queijos, natas, compotas.

2 – Zona intermédia: carne, peixe, fiambre e outros produtos de charcutaria, conservas abertas e produtos de pastelaria.

2 – Zona intermédia: carne, peixe, fiambre e outros produtos de charcutaria, conservas abertas e produtos de pastelaria.

3 – Prateleira inferior: deve colocar os produtos para descongelar, desde que devidamente acondicionados em recipientes que evitem o derrame de líquidos resultantes do processo de descongelação.

4 – Gavetas: para armazenar hortícolas, fruta e leguminosas frescas. Preferencialmente deve destinar uma gaveta para a fruta e outra para os legumes. Antes de armazenar estes alimentos, deve também lavá-los e secá-los bem, para que não transporte micróbios e bactérias para o frigorífico.

5 – Porta do frigorífico: é a zona mais quente do frigorífico, pelo que devem ser colocados aqui os ingredientes que resistem melhor ao calor e que não se estraguem facilmente. Alguns exemplos são: manteiga, margarina, leite, água, condimentos e sumos.

Need Help?