15/06/2023 - NOTÍCIA

Mais de 100 estudantes atletas da U.Porto rumam aos Europeus Universitários

A Universidade do Porto vai marcar presença em 10 Campeonatos Europeus Universitários.

Após a conquista do título nacional universitário, a U.Porto faz-se representar nas maiores competições da europa de desporto universitário, nas modalidade de Futebol, Voleibol, Ténis, Ténis de Mesa, Karaté, Taekwondo, Judo, Remo, Voleibol de Praia e Andebol de Praia.

Como tal, o reitor da U.Porto, António de Sousa Pereira, vai receber estes estudantes atletas, no dia 22 de junho, às 10h, na Reitoria da U.Porto, numa cerimónia informal.

“Este é um momento marcante na vida académica destes estudantes, o facto de poderem ter a experiência de estar presentes numa competição internacional em representação da sua Universidade é fantástico”, destaca Maria Joana Carvalho, Vice-Reitora da U.Porto. “A U.Porto tem um enorme orgulho nestes estudantes atletas que conseguem conciliar a sua vida académica com a prática da sua modalidade desportiva”, acrescenta a Vice-reitora.

A 25 de junho arranca a equipa de Futebol 11, constituída por 22 atletas da U.Porto, para o primeiro Campeonato Europeu Universitário. A equipa de Futebol 11 da Associação de Estudantes da Faculdade de Economia do Porto (AEFEP), representa a U.Porto nesta competição que decorre até ao dia 2 de julho, em Tirana, Albânia.

Segue-se a comitiva de Ténis da U.Porto que, com 6 estudantes atletas e 2 oficiais, disputa o Europeu de 3 a 9 de julho em Granada, Espanha.

Já o Campeonato Europeu de Ténis de Mesa, realiza-se em Olomouc, República Checa, de 4 a 9 de julho, e a equipa da U.Porto é constituída por 7 atletas e 2 oficiais.

A equipa de Voleibol feminino da Associação de Estudantes do Instituto Biomédicas Abel Salazar (AEICBAS), representa a U.Porto num Europeu “em casa”, na cidade de Braga, de 16 a 23 de julho.

O Europeu de Desportos de Combate, reúne as modalidades de Judo, Karaté, Kickboxing e Taekwondo, na capital croata, Zagreb, de 20 a 23 de julho. A U.Porto vai fazer-se representar, no Karaté, Taekwondo e Judo, por 15 atletas e oficiais.

Já em Setembro, entram em ação a equipa de 6 estudantes atletas e 2 oficiais da U.Porto no Europeu de Remo, que decorre de 7 a 10 em Bydgoszcz, Polónia, e as equipas feminina e masculina de Andebol de Praia e Voleibol de Praia, de 19 a 24 de setembro, em Málaga, Espanha, constituída por 28 estudantes atletas e 4 oficiais.