07/10/2021 - NOTÍCIA

Erros e mitos da nutrição

A fruta tem muito açúcar?

De um modo geral, a fruta é constituída por cerca de 8-10% de hidratos de carbono e entre 75-95% de água. São estes hidratos de carbono, nomeadamente simples como a frutose, os principais responsáveis pelo valor energético da peça.

A maioria da fruta apresenta valores muito reduzidos de lípidos e de proteínas. Ainda assim, existem exceções como o abacate e o coco (seco e ralado), com cerca de 11% e 62% de lípidos e com 1,1% e 6% de proteínas, respetivamente.

Então, a fruta não é só açúcar! Para além disso, não esquecer que o recomendado na roda dos alimentos deve ser entre 3 e 5 peças de fruta por dia.

O leite é inflamatório?

O leite é um alimento com elevada riqueza nutricional: com vitaminas B9 (ácido fólico) e minerais como o fósforo, potássio e cálcio, para além de ser uma fonte proteica de grande valor biológico.

Segundo um estudo realizado em 2019, o consumo de leite ou derivados não apresenta efeitos pró-inflamatórios em indivíduos saudáveis ou com distúrbios metabólicos.

A exceção ocorre em indivíduos que possam ter alergia a esta bebida. Assim, se não existe uma intolerância ao leite, então não há motivos para deixar de o beber.

Fonte: Associação Portuguesa de Nutrição. Colher saber. E-book nº 45. Porto: Associação Portuguesa de Nutrição; 2017.
INSA (2019) Tabela de Composição dos Alimentos
A nova Roda dos Alimentos, um guia para uma escolha alimentar diária. Instituto do Consumidor*. Faculdade de Ciência da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto. 2003.
Associação Portuguesa dos Nutricionistas (2016) Conhecer o leite. Ebook. Pp:25.
Ulven, S. M., Holven, K. B., Gil, A., & Rangel-Huerta, O. D. (2019). Milk and Dairy Product Consumption and Inflammatory Biomarkers: An Updated Systematic Review of Randomized Clinical Trials. Advances in nutrition (Bethesda, Md.), 10(suppl_2), S239–S250.