É necessário fazer um multivitanímico?
De acordo com a definição, «Suplementos alimentares» são géneros alimentícios que se destinam a complementar ou suplementar o regime alimentar normal e que constituem fontes concentradas de nutrientes ou outras substâncias com efeito nutricional ou fisiológico, comercializadas em forma doseada e que se destinam a ser tomados em unidades de medida de quantidade reduzida.
Havendo suplementos diversificadíssimos no mercado e com uma grande combinação de vitaminas e minerais, é importante perceber que a quantidade de cada um é, muitas vezes, tão pequena que não produz qualquer tipo de efeito no nosso organismo. Não é ainda possível manipular isoladamente cada vitamina e mineral de forma a garantir a quantidade que necessitamos numa cápsula.
É imprescindível perceber se há algum micronutriente em défice através de parâmetros bioquímicos e intervir nesse caso específico, tendo em conta a individualização e personalização.
Não se esqueça que manter um estilo de vida saudável que contemple uma alimentação equilibrada, a prática de exercício físico e a qualidade do sono/descanso será sempre o primeiro passo para uma melhor qualidade de vida.