A abóbora é característica do Outono e, nesta altura do ano, constitui uma peça decorativa emblemática na festa de Halloween ou Dia das Bruxas.
Vulgarmente classificada como hortícola, a abóbora é considerada um fruto, em termos botânicos, e cresce a partir de uma planta rasteira da família das cucurbitáceas.
Possui vários tipos de carotenoides na polpa do fruto (que lhe dá a cor laranja e amarela) sendo que o beta- caroteno é pigmento predominante. São substâncias com características antioxidantes sendo que o beta-caroteno é convertido parcialmente em vitamina A, no organismo.
Além desta substância protetora das nossas células, a abóbora também contém bioflavonóides, bloqueadores dos recetores de determinadas hormonas relacionadas com o cancro, e esteróis que são convertidos em vitamina D no organismo. Possui ainda quantidades significativas de potássio e outras vitaminas e minerais como o ferro, cálcio, magnésio, vitaminas B e C.
Na cozinha a abóbora apresenta uma grande versatilidade.
Joana Resende, nutricionista do CDUP-UP, recomenda três receitas diferentes, que farão da abóbora personagem principal, neste Halloween!