06/01/2023 - NOTÍCIA

Diabetes Mellitus - Dicas da Nutrição do CDUP-UP

É uma doença crónica metabólica caracterizada por níveis elevados de glicose no sangue (ou açúcar no sangue), o que, ao longo do tempo, pode causar lesões graves em diversos órgãos. Esta subida deve-se essencialmente a defeitos na ação normal da insulina e/ou à carência desta. O açúcar é necessário para o metabolismo das células sendo que para o seu transporte é produzida insulina pelo pâncreas. Esta hormona vai captar a glicose da corrente sanguínea e levá-la para as células de todo o corpo onde será utilizada como energia.

O tipo mais comum é a diabetes do tipo 2, que ocorre mais frequentemente em adultos, associada muitas vezes a obesidade, e que se caracteriza por resistência à insulina e produção de insulina relativamente insuficiente. Neste tipo, pode ocorrer a ausência de sintomas durante vários anos sendo detetada quando já existem algumas complicações associadas á doença.

A diabetes tipo 1, conhecida insulinodependente, é uma doença crónica em que o pâncreas produz pouca ou nenhuma insulina e normalmente o seu desenvolvimento é súbito.

Estima-se que cerca de 600 milhões de pessoas em todo o mundo venham a ser afetadas pela diabetes em 2035.

• aumento de apetite

Alguns fatores de risco são possíveis de controlar como a Hipertensão Arterial, Obesidade, Qualidade do Sono, Sedentarismo e Hábitos Tabágicos (modificáveis) e outros não como a presença de Doenças do pâncreas ou doenças endócrinas, História familiar, Género e Idade (não modificáveis).

Existe uma grande evidência de que ter um Estilo de Vida Saudável, como ter um peso corporal adequado e realizar atividade física, pode ajudar a prevenir o desenvolvimento de diabetes tipo 2.

Seguir uma alimentação saudável é importante não apenas para controlar os níveis de açúcar, mas também o perfil lipídico, a tensão arterial, minimizando assim o risco cardiovascular e de outras complicações.

A alimentação da pessoa com diabetes deve ser tão equilibrada, variada e completa quanto a alimentação de uma pessoa totalmente saudável. A sua melhoria depende da vontade de cada um e não tem de haver necessariamente alimentos proibidos.