U.Porto entra a ganhar na nova época do desporto universitário
A Universidade do Porto não podia ter começado de melhor forma esta nova época desportiva. Nas primeiras competições do ano, Voleibol de Praia, Andebol de Praia e Surf, a U.Porto conquistou quatro títulos de campeã nacional e três de vice-campeã nacional.
Foi na praia da Barra, em Aveiro, que, de 14 a 18 de julho, a U.Porto se destacou nos Campeonatos Nacionais Universitários de praia, os primeiros desta época desportiva.
As duplas de Voleibol de Praia voltaram a dominar as areias da competição universitária, no feminino e masculino. Na prova feminina, que contou com 11 duplas participantes, Inês Vasco (FMUP) e Beatriz Elaertz (ICBAS) sagraram-se campeãs nacionais universitárias, após vencerem, na final, a outra dupla da U.Porto, Inês Pato (FMUP) e Bárbara Rodrigues (FEUP), que levou a medalha de prata.
No masculino, assistiu-se a uma reedição da final do ano anterior, com Filipe Leite (ICBAS) e Guilherme Maia (FPCEUP) a sagrarem-se bicampeões nacionais e dupla Diogo Oliveira (FADEUP) e Pedro Carvalho (FMUP) a subir novamente ao segundo lugar do pódio.
Francisco Riesenberger (FEUP) e Miguel Silva (FEUP), terceira dupla da U.Porto, alcançou o quarto lugar desta competição que contou com 17 duplas participantes de 9 Instituições de Ensino Superior de todo o país.
No Andebol de Praia, a equipa masculina da U.Porto, constituída pelos estudantes-atletas Simão Nitsche (FEP), Francisco Soares (FEP), Pedro Serrano (FMUP), Sérgio Schroiff Antunes (FEP), João Félix (FEUP), José Novo (FCUP), Rui Rodrigues (FCNAUP), Tiago Sousa (FEUP), Manuel Areia de Carvalho (FEP), entrou na competição com vontade de revalidar o título nacional, vencendo todos os jogos do grupo por 2-0. Na meia-final, frente à Associação de Estudantes da Universidade da Maia (AEUMaia), os estudantes atletas da U.Porto voltaram a dominar derrotando os “vizinhos” da Maia por 2-0.
À semelhança do ano anterior, a grande final voltou a colocar frente a frente a U.Porto e o Politécnico de Leiria (P.Leiria), num jogo de grandes emoções, disputado e vivida até ao último golo.
A U.Porto venceu a primeira parte do jogo, mas a segunda parte caiu para o P.Leiria, tendo o jogo que ser resolvido em ‘shoot-outs’, contra-ataques diretos, cinco para cada equipa. Após os cinco marcados, o jogo mantinha-se empatado, tendo que ser resolvido em “morte súbita”. Só no final de quatro remates para cada lado é que a U.Porto conseguiu cantar vitória, sagrando-se assim tricampeã nacional universitária.
No feminino, o campeonato foi disputado num grupo único. A equipa da U.Porto venceu os primeiros jogo do dia por 2-0, frente ao P.Leiria e à Associação Académica da Universidade de Aveiro (AAUAv).
No último jogo do CNU, frente ao Politécnico do Porto, a U.Porto venceu a primeira parte e perdeu a segunda. Desta vez, o desfecho dos ‘shoot-outs’ foi diferente, acabando o título por ser entregue novamente ao P.Porto.
A equipa feminina de Andebol de Praia da U.Porto, constituída por Sofia Gonçalves (FCUP), Patrícia Resende (FAUP), Mariana Silva (FEUP), Francisca Pereira (FEP), Inês Tavares (FCUP), Inês Alves (FDUP), Juliana Moreira (FPCEUP), Maria João Vieira (FEP), Sara Moutinho (FEP), subiu ao segundo lugar do pódio.
Os CNU’s de Praia terminaram na sexta-feira, 18 de outubro, com a competição de Surf. Na sua estreia na competição universitária, a estudante atleta Ana Carvalho Lima (FMUP) foi a que recebeu a maior pontuação no heat feminino e sagrou-se campeã nacional universitária.
Já na competição masculina, Bruno Silva (FADEUP) foi o estudante atleta da U.Porto a chegar mais longe na competição, no entanto, nos quartos-de-final não conseguiu apanhar a onda de acesso às meias-finais. Filipe Cruz (FADEUP) e Bruno Proença (FEUP) não conseguiram passar o primeiro heat.
A U.Porto estreia-se da melhor forma neste ano desportivo, acumulando já no palmarés dois títulos nacionais e dois de vice-campeã no Voleibol de Praia feminino e masculino, um título de campeã no Andebol de Praia masculino, e um de vice-campeã no feminino, fechando com o título feminino de campeã de Surf.
A U.Porto volta a entrar em ação a 16 de novembro, no CNU de Ginástica de Trampolins.