20/03/2023 - NOTÍCIA

Comunicação e Desporto Universitário em debate na 24ª edição do ENAS Forum and Assembly

A 24ª edição do ENAS Forum and Assembly 2022 decorreu entre 6 e 11 de novembro, na cidade do Porto, capital da região Norte de Portugal, sob a organização da Universidade do Porto. Mais de 150 membros de serviços e centros de desporto de Instituições de Ensino Superior de toda a Europa juntaram-se para debater o tema “Communication in University & College Sport”.

O Pré-Fórum do ENAS começou com a Maratona do Porto, onde participantes de nove países diferentes deram início à manhã do dia 6 de novembro com energia e boa disposição! E como quem corre por gosto não cansa, todos os participantes do Pré-Fórum rumaram a Vila Nova de Foz Côa, onde ficaram a conhecer o Centro de Alto Rendimento do Pocinho.

Foi por entre a paisagem classificada como Património Mundial da UNESCO do Alto Douro Vinhateiro que o Pré-Fórum continuou. Os participantes tiveram a oportunidade de conhecer as margens do Rio Douro, a bordo do comboio, entre o Pocinho e a Régua, onde foi servido o almoço tradicional português.

O roteiro continuou em direção a Guimarães, berço de Portugal, para visita ao centro histórico da cidade e ao GUIMAGYM, uma instalação desportiva, que é uma referência no âmbito da sustentabilidade e da eficiência energética! O dia acabou em Braga, na Cidade Desportiva do Sporting Clube de Braga que fez uma apresentação sobre o seu funcionamento e modelo de gestão.

O terceiro e último dia de Pré-Fórum foi dedicado a conhecer a Universidade do Porto. Foi apresentado o modelo de gestão do Centro de Desporto, visitaram-se as instalações da Faculdade de Desporto e o trabalho e investigação desenvolvido pelo LABIOMEP (Laboratório de Biomecânica da Universidade do Porto). Houve ainda a oportunidade de conhecer as restantes instalações desportivas da U.Porto com destaque para o renovado Estádio Universitário.

O Fórum começou dia 8 de novembro com a cerimónia de abertura realizada no emblemático edifício da Reitoria da U.Porto que teve como anfitriã a Vice-Reitora para as Relações Internacionais, Responsabilidade Social e Desporto, Joana Carvalho e onde também discursou o presidente da Associação Europeia de Serviços Desportivos Universitários, Mel Parker.

Seguiu-se um jantar no famoso Salão Árabe, do Palácio da Bolsa, que contou com uma apresentação do Acro Clube da Maia e com Fado, estilo de música tradicional portuguesa, na voz do Orfeão Universitário do Porto.

O Porto Palácio Congress Hotel & Spa e o Círculo Universitário do Porto foram palco das apresentações que tiveram início do dia seguinte, 9 de novembro. O programa contou com a presença de nomes sonantes da Comunicação, a nível nacional, e com a partilha de experiência e conhecimento por parte de membros do ENAS.

Jorge Sequeira, autor do livro “Dar ao Pedal”, Kátia Almeida, psicóloga clínica e empreendedora social, e Nuno Jerónimo, fundador da empresa “O Escritório”, começaram por lançar desafios aos participantes do ENAS e trouxeram, com criatividade, novas visões sobre Comunicação.

Durante a tarde, os participantes puderam ficar a saber mais sobre a ENAS, sobre a organização dos Jogos Mundiais Universitários de 2025 e sobre o programa Healthy Campus da FISU. A estratégia de comunicação do Centro de Desporto da Universidade do Porto e da Associação Académica de Desporto de Zurique também foram desvendadas!

O Estádio Universitário do Porto preparou-se para receber uma edição épica da já habitual competição, Asbjørn Cup, onde todos se puderam divertir e criar memórias inesquecíveis! O dia terminou em Vila Nova de Gaia, nas famosas Caves Taylor’s de Vinho do Porto, seguido de um jantar tipicamente português.

O último dia de Fórum foi igualmente intenso e preenchido! Luís Soares, Gestor de Marketing Internacional do Rock in Rio, e Raúl Santos, Diretor de PR da Universidade do Porto, começaram por abordar a comunicação das respetivas marcas. A energia foi constante, na sala cheia de participantes, que se juntaram aos momentos de Pausa Ativa, entre apresentações.

Seguiram-se Andy Allford, Diretor de Desporto da Universidade de Birmingham, e Jorge Ferreira, Gestor da Área de Manufatura do Grupo IKEA deram-nos uma nova visão relativamente à Comunicação nas equipas de trabalho!

Ainda neste dia, os membros do ENAS partilharam experiências e ideias criativas para novos projetos, terminando com a apresentação dos nomeados do ENAS AWARD e com uma reflexão de Mel Parker, Presidente da ENAS, relativa às conclusões do Fórum!

A 24ª edição do ENAS Forum and Assembly 2022 foi encerrada no jantar de Gala no Porto Palácio, onde grupos académicos da Universidade do Porto trouxeram dança, música e tradição. Neste jantar, o projeto UniSport-O-Mat – Find Your Sport da Freie Universitat Berlin foi premiado com o ENAS AWARD e a Associação Protetora da Criança arrecadou um donativo superior a 1500€, fruto das contribuições solidárias dos participantes.