22/03/2024 - NOTÍCIA

Atividade física para todos na semana do Dia Mundial da Atividade Física

A Active Week da U.Porto está de regresso com uma edição que desafia todos a serem mais ativos por uma causa, entre os dias 2 e 7 de abril.

Este ano, para comemorar o Dia Mundial da Atividade Física, o Centro de Desporto da U.Porto (CDUP-UP) preparou diversas as atividades que revertem a favor da Associação Mundo a Sorrir e da Associação Vencer Autismo.

As atividades estão sujeitas a pré-inscrição, no formulário online.

UPFit de portas abertas com aulas gratuitas

Como já é tradição, o UPFit abrirá um conjunto de aulas gratuitas, para que todos possam conhecer a diversidade de aulas oferecidas pelo programa de fitness da Universidade do Porto.

A Active Week arranca com a aula de Pilates do CDUP-Boa Hora, na terça-feira, dia 2 de abril, às 17h30. Quarta-feira (3 de abril), será possível experimentar gratuitamente a sessão de Hidroginástica, na piscina da Faculdade de Desporto da U.Porto (FADEUP), e na quinta-feira (4 de abril), o convite é dirigido aos apaixonados pela corrida, a juntarem-se ao UPRunning, no Estádio Universitário, às 18h30. A semana termina com uma sessão de Musculação às 18h30 na Faculdade de Desporto, na sexta-feira (5 de abril).

Descobrir o Porto num Peddy Paper

Quantos gostariam de conhecer melhor a cidade da nossa Universidade? Portuenses ou não, há sempre coisas a descobrir na cidade invicta, e poderão fazê-lo através de uma prova de orientação.

O ponto de encontro é a Reitoria da U.Porto e está marcado para o dia 3 de abril, às 17h.

As equipas do Peddy Paper deverão ter entre 3 a 4 elementos, a inscrição tem o custo de 2€ por equipa, a reverter para a Associação Mundo a Sorrir, podendo ser efetuada até ao dia 2 de abril.

Treino em circuito inclusivo para toda a comunidade

No dia seguinte, a 4 de abril, o UPFit Adaptado preparou um Circuit Training Inclusivo gratuito adaptado a todas as necessidades individuais.

Esta atividade está marcada para as 19h00 na FADEUP e é especialmente direcionada para pessoas com deficiência.

Um fim de semana de atividade física para toda a família!

A 6 de abril, no dia em que se comemora o Dia Mundial da Atividade Física, convidamos toda a família para uma manhã preenchida de atividades. Os Fun Family Games terão lugar no Estádio Universitário, às 10h00, e pretendem ativar e animar desde o mais pequeno ao mais graúdo da família. Este evento tem custo de 2€ por família, também a reverter para a Associação Mundo a Sorrir.

Caminhada pelo Autismo

De forma a assinalar o Dia Mundial da Consciencialização do Autismo (2 abril), o CDUP-UP, juntamente com a Vencer Autismo, preparou a habitual Caminhada pelo Autismo, que se realizará a 7 de abril, às 10h00, no Estádio Universitário.

Será um percurso de 4 quilómetros, com o custo de 5€ por pessoa, no qual está incluída a oferta de uma t-shirt. As inscrições desta atividade revertem na totalidade para a Vencer Autismo.

Quem é o mais ativo da semana? O desafio está lançado!

Ao longo de toda a semana, toda a comunidade poderá participar no desafio “O mais ativo!”.

Desafio Online

Os participantes deverão, ao longo da semana, enviar os seus dados de treino, de corrida ou caminhada, para o respetivo formulário online.

Desafio Musculação

Também nas sessões de Musculação do CDUP-UP, todos podem participar na Active Week.

O objetivo será a realização de 4 exercícios, indicados pelo professor na sala, fazer 10 repetições em cada um até perfazer um circuito completo, durante 5 minutos.

Desafio Pausa Ativa

Nas sessões de Pausa Ativa, os colaboradores da U.Porto também serão desafiados a participar na Semana Ativa da U.Porto.

O objetivo será realizar agachamentos durante 2 minutos.

No final, todos os agachamentos em cada uma das Unidades Orgânicas serão transformados em calorias gastas (cada agachamento será contabilizado como 1Kcal.), que posteriormente serão convertidos no valor a reverter para a Mundo a Sorrir.