24/07/2023 - NOTÍCIA

A U.Porto é vice-campeã da Europa em Karaté e Taekwondo

A Universidade do Porto chega aos pódios nos europeus universitários de desportos de combate. Um feito histórico alcançado pela estudante Sara Vital, que venceu a medalha de prata em -73kg, no Taekwondo, e a equipa feminina de Karaté que também se sagrou vice-campeã da europa universitária.

Terminaram ontem, 23 de julho, os Campeonatos Europeus Universitários de Desportos de Combate, que juntaram centenas de estudantes atletas universitários de toda a europa em Zagreb, Croácia. A U.Porto participou com uma comitiva de 10 estudantes atletas, três treinadores, uma fisioterapeuta e dois dirigentes do CDUP-UP, e trouxe para “casa” duas inéditas medalhas de prata.

No Taekwondo, a estudante-atleta Sara Vital (FMDUP), depois de uma manhã de combates na categoria dos -73kg (feminino), acabou por se sagrar vice-campeã da europa universitária.

Também no Karaté, na modalidade de Kata Feminino, por equipas, Telma Silva (FEP), Mariana Gomes (FMUP) e Maria Cardoso (ICBAS), alcançaram a medalha de prata para a U.Porto.

Ainda no Karaté, a nível individual, na Kata masculina, Pedro Carvalho (FADEUP), alcançou o quinto lugar da competição. Já na Kata feminina, Telma Silva ficou em 7º lugar, Maria Cardoso em 15º e Mariana Gomes na 29ª posição.

No Kumité, Beatriz Pinto (ICBAS) perdeu na segunda ronda dos -50kg, e, por sua vez, Ana Rita Ribeiro (FEUP), não conseguiu ultrapassar primeira ronda, nos +68kg.

Já no Kumité de equipas feminino, Ana Rita Ribeiro e Beatriz Pinto acabaram por ceder face à equipa austríaca da Universidade de Linz, ficando pelos oitavos de final.

No Taekwondo, competiram também os estudantes Tiago Pinto (FADEUP), que terminou a competição de Poomsae com uma derrota nos oitavos de final, e Diogo Monteiro (FADEUP), nos -68kg, perdeu no seu primeiro combate frente à Universidade Bayburt (Turquia), não se apurando para os quartos-de-final.

Por último, na competição de Judo, a U.Porto, representada apenas pelo estudantes atleta Eduardo Silva (FEUP), perdeu o primeiro combate, após um confronto renhido contra um estudante-atleta da República Checa, na categoria dos -90kg, acabando eliminado do resto da competição.

Avançando dos desportos de combate ao Voleibol, cujo Europeu Universitário se disputou na cidade de Braga, e a U.Porto participou com a equipa feminina da AEICBAS. Após alcançarem o feito de chegar aos quartos de final da competição, as estudantes atletas não conseguiram ultrapassar a muralha da Universidade de Zagreb, acabando por perder 3-0. Na disputa do 5º ao 8º lugar, a U.Porto perder com a Universidade de Vasile Alecsandri, por 3-1, acabando assim  a competição europeu universitário na 8ª posição.

A U.Porto regressa aos Europeus Universitários em Setembro, com o Remo, em Bydgoszcz, Polónia, de 6 a 11, e o Voleibol de Praia e Andebol de Praia, de 18 a 25 de setembro, em Málaga.