A importância do Ómega-3
Os ácidos gordos da série Ómega-3 são ácidos gordos polinsaturados essenciais ao organismo, o que significa que os temos que obter exclusivamente a partir da nossa alimentação uma vez que não os conseguimos produzir.
Existem 3 tipos de ácidos gordos da série Ómega-3:
• ácido alfa linolénico (ALA – C18:3), presente naturalmente em alimentos de origem vegetal como nozes, sementes de linhaça, cânhamo e chia.
• ácido eicosapentaenoico (EPA – C20:5) e ácido docosaexaenoico (DHA – C22:6), presentes especialmente em peixes gordos como a sardinha, atum e salmão assim como ólos de peixe, marisco e algas.
A deficiência em Ómega-3 aumenta o risco da ocorrência de:
• doenças cardíacas.
• declínio cognitivo.
• dificuldades de aprendizagem.
• diminuição da acuidade visual, entre outros.
Por outro lado, um consumo adequado encontra-se associado a um melhor funcionamento do sistema circulatório e a uma incidência menor de eventos cardiovasculares. Recomenda-se um mínimo de 250mg/dia de EPA e DHA para adultos saudáveis, ou então garantir a ingestão de peixes gordos pelo menos duas vezes por semana.
Apesar de todas as formas de consumo serem relevantes, o tipo de Ómega-3 presente em ambas é ligeiramente diferente, necessitando o das fontes vegetais de um processo interno de conversão para utilização, e esse processo é menos eficaz. Por esse motivo, os vegetarianos e vegans frequentemente revelam muitas vezes défices de Ómega-3, ainda que o seu consumo seja moderado. Também mulheres grávidas, desportistas e pessoas com doenças inflamatórias, autoimunes ou neurodegenerativas apresentam necessidades aumentadas de Ómega-3, pelo que a sua alimentação deve ser alvo de especial atenção e a suplementação orientada por um profissional de saúde poderá ser uma opção.
No caso dos atletas e no sentido de melhorar rendimento desportivo, a suplementação diária de 2-3g de Ómega-3 por dia apresenta vantagens nomeadamente a nível da recuperação muscular e consequente melhoria na adaptação ao treino.
Assim, pelas suas importantes funções a nível do funcionamento do organismo, a suplementação com Ómega-3 poderá ser um aliado importante, mas deverá sempre manter uma alimentação equilibrada e estilo de vida saudável.