A Hidratação em atletas - Dia Mundial da Água 2025
Artigo de Joana Resende, Nutricionista do Programa UPFit.
Dia 22 de Março comemora-se o Dia Mundial da Água. Esta data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1993, com o propósito de promover a discussão pública sobre a problemática dos recursos hídricos.
Nós e a Água
O nosso organismo é constituído por cerca de 60-70% de água, que desempenha um papel importante como transportadora de nutrientes, assim como em várias reações metabólicas do organismo. Sabia que manter uma hidratação adequada antes, durante e após o exercício é fundamental no dia a dia dos atletas?
Garantir uma boa ingestão hídrica é importante para manter uma temperatura corporal adequada, o funcionamento dos órgãos e o bom desempenho físico e cognitivo. Em situação de treino, o objetivo é prevenir a desidratação. Nesse sentido, o peso perdido durante o treino deverá ser <2% do peso corporal total.
As consequências da desidratação
A ingestão insuficiente de água acarreta riscos para a saúde, entre os quais:
- Aumento da ocorrência de cãibras e fadiga muscular.
- Aumento do risco de lesões.
- Alterações cognitivas e alterações na resposta motora.
Pré-competição: Recomendações
A recomendação é de entre 5-7 ml de água por quilograma de peso corporal. Tendo como referência um atleta com um peso de 70 kg, o mesmo deverá ingerir entre 350 e 500 ml de água 4 horas antes (almoço).
Se não produzir urina ou se esta apresentar uma coloração mais escura, é ainda recomendada a ingestão de 3 a 5 ml de água por quilograma de peso corporal, o que se traduz em 200 a 350 ml de água 2 horas antes da competição.
Em contexto de pré-competição, é possível identificar alguns sinais de desidratação, como a cor da urina e o suor corporal.

Durante a competição
Durante a competição, deverão ser ingeridos entre 400 e 800 ml de água por hora. Para além da água, bebidas desportivas como Gatorade, Powerade ou isotónico poderão ser incluídos de forma a garantir um aporte de Hidratos de Carbono durante o momento competitivo e a reposição de alguns sais minerais que se vão perdendo na transpiração.
Pós-competição
Após o exercício, é importante repor aquilo que foi gasto/perdido já a pensar na recuperação e no evento competitivo seguinte. A recomendação é de 1,5ml de água por peso perdido, o que significa que se a perda de peso entre o inicio e fim do exercício for de meio kg (500g), a ingestão será de 750ml. Em muitos contextos desportivos estava avaliação poderá não ser uma realidade e nestes casos, a mensagem mais importante a passar é mesmo a importância de manter uma boa hidratação também após o exercício.
