Mitos da nutrição
Artigo de Joana Resende, Nutricionista do Programa UPFit.
Desmistificar alguns conceitos e explicar o porquê continua a ser muito importante para uma escolha consciente. Nutrição é ciência, contexto e conhecimento do próprio corpo. Há muita informação a circular, especialmente no que toca à alimentação e nutrição. Procura informar-te através de fontes credíveis e consulta profissionais credenciados, os Nutricionistas!
“A fruta tem muito açúcar “
Tem frutose, um açúcar natural que vem acompanhada de fibra e antioxidantes. Para além disso, confere saciedade pelo seu teor em fibra, logo é contraditório eliminar a fruta da alimentação para perder peso.
“Hidratos de carbono á noite engordam “
O que importa é o balanço energético total do dia e não o timing de ingestão. Para algumas pessoas, realizar uma refeição mais leve ao jantar com inclusão de hidratos de carbono de digestão fácil (cereais integrais, grãos, leguminosas, frutas e vegetais) pode melhorar a qualidade do sono e bem-estar.
“Glúten é inflamatório”
O glúten representa um problema para as pessoas que tem doença celíaca. Muitas pessoas sentem inchaço, flatulência/gases ou desconforto abdominal quando ingerem pão ou massas e pode não estar relacionado diretamente com o glúten, mas com um grupo de hidratos de carbono fermentáveis que existem em vários alimentos e que são mal absorvidos no intestino. Por outro lado, muitos produtos sem glúten são processados e possuem um grande teor de gordura e açúcar para compensar sabor e textura. Assim, não significa que sejam mais saudáveis.
“Beber água às refeições engorda “
A água não fornece calorias, portanto não engorda ingerida antes, durante ou depois das refeições. No entanto, ingerir antes das refeições pode provocar uma sensação de saciedade mais rápida e assim evitar o consumo de outros alimentos. Bebe água ou chá sem açúcar quando preferir. A hidratação é muito importante para uma boa saúde.
“As gorduras são prejudiciais á saúde “
As gorduras não são necessariamente nocivas para a saúde e desempenham diversos papeis: importantes fontes de energia e fundamentais para a renovação celular pois são componentes vitais das membranas. Para além disso, a gordura armazenada no organismo é imprescindível à regulação térmica e à proteção dos diversos órgãos.
Existem sim gorduras mais e menos saudáveis. As gorduras monoinsaturadas e polinsaturadas, presentes no peixe, nas oleaginosas e no azeite, são benéficas para a saúde, já que ajudam a melhorar o funcionamento dos glóbulos brancos, a reduzir o colesterol LDL (mau) e a prevenir doenças cardiovasculares assim como alguns tipos de cancro.

