01/08/2025

Estudantes-atletas da U.Porto brilham nos Jogos de Rhine-Ruhr

Com espírito competitivo, compromisso e muito talento, treze estudantes-atletas da Universidade do Porto marcaram presença nos Jogos Mundiais Universitários em Rhine-Ruhr, na Alemanha. Ao longo da competição, deram provas de que é possível conjugar o exigente percurso académico com o desporto – e sempre ao mais alto nível. Para dar apoio à equipa portuguesa e aos estudantes da U.Porto, estiveram também presentes a Professora Joana Carvalho, Vice-Reitora para as Relações Internacionais, Responsabilidade Social e Desporto, e Bruno Almeida, Diretor do Centro de Desporto da U.Porto.

Destaques no Voleibol, Atletismo e Basquetebol

No Voleibol Masculino, a equipa portuguesa alcançou o 10.º lugar frente à Austrália. Entre os convocados estiveram Rodrigo Costa, André Pereira e Gonçalo Gomes (FADEUP), Manuel Figueiredo (FEP) e Guilherme Maia (FPCEUP).

Rodrigo Costa

Rafael Lopes (FADEUP) destacou-se no Atletismo ao conquistar o 10.º lugar na meia maratona com um tempo de 1:05:08.

Rafael Lopes

No Basquetebol Feminino, a seleção portuguesa terminou em 6.º no jogo contra a equipa japonesa. A estudante Natália Santos (FEUP) fez parte da equipa e teve uma excelente prestação.

Natália Santos

Esforço reconhecido também na Natação, Ténis de Mesa e Ginástica Artística

Kevins Apseniece (FADEUP) competiu nos 200m estilo mariposa em Natação. Apesar de ter ficado pela eliminatória, demonstrou grande dedicação.

Kevins Apseniece

No Ténis de Mesa, Gonçalo Gomes (FADEUP) e Inês Matos (FFUP) conquistaram o 33.º lugar em pares mistos. Inês, em dupla com Patrícia Santos (IPP), ficou em 17.º nas duplas femininas. Também em 17.º lugar ficaram Gonçalo e José Miguel Magalhães (FEP). A nível individual, Inês foi 33.ª classificada e Gonçalo 65.º.

Gonçalo Gomes

Na Ginástica Artística, Mafalda Costa (FAUP) e José Nogueira (FEUP) competiram com destaque. Mafalda terminou o all around em 40.º lugar. José classificou-se em 34.º no solo, 45.º no cavalo com arções e 65.º na barra fixa.

Mafalda Costa

Excelência também fora de campo

A participação da U.Porto foi reforçada pela presença de Cristina Côrte-Real, docente da FADEUP e treinadora de Ginástica da Missão Portuguesa. O seu papel técnico foi essencial no acompanhamento dos estudantes-atletas, reforçando o impacto da Universidade do Porto também nos bastidores do desporto.

Cristina Côrte-Real
Need Help?