Universidade do Porto participa na Regata Centenário ao lado das Universidades de Oxford e Cambridge
A Universidade do Porto vai competir lado a lado com as prestigiadas Universidades de Oxford e Cambridge na Regata Centenário do Clube Naval Infante D. Henrique. A emblemática prova terá lugar a 18 de maio, na pista de Melres, em Gondomar, e assinala os 100 anos desta histórica instituição náutica.
A edição deste ano da regata é especial, reunindo em Portugal três das mais conceituadas universidades europeias na icónica embarcação Shell8 — considerada a principal categoria da modalidade. A Universidade do Porto foi convidada a integrar esta prova de elite, reforçando o seu posicionamento como referência do desporto universitário à escala internacional.
O evento é composto por duas provas principais: a tradicional Regata Internacional de Gondomar e a famosa Regata Oxford-Cambridge, que este ano se associa às comemorações do centenário do Clube Naval Infante D. Henrique. Ambas as corridas contarão com a participação das Universidades de Oxford, Cambridge e Porto.
O programa competitivo abre com a prova feminina, que contará com a participação das equipas femininas dos Colleges Oriel (Oxford) e Claire (Cambridge), que se juntarão às atletas da Universidade do Porto, a saber: Maria Rita Rodrigues (FEP), Carolina Lima (FEUP), Bárbara Barquinha (FEUP), Maria Ana Leão (FCUP), Maria Pedroto (FADEUP), Rita Faria (FCUP), Inês Miguel (FPCEUP), Inês Oliveira (FEUP) e a timoneira Inês Koch (FEUP).
Seguir-se-á a prova masculina, igualmente disputada pelas três universidades. A comitiva da U.Porto é constituída pelos estudantes-atletas: Duarte Castro (FADEUP), Paulo Fidalgo (FEUP), José Canha (FEUP), João Santos (FAUP), André Pinto (FCNAUP), Zac Nowles (FLUP), David Silva (FEUP), Ricardo Silva (FADEUP) e o timoneiro António Vaz (FEUP).
Mais do que uma competição desportiva, a Regata Centenário será uma celebração da excelência académica, do desporto de alto rendimento e da cooperação entre instituições de renome internacional. O evento deverá atrair centenas de atletas, treinadores, famílias e entusiastas do remo, incluindo ainda atividades de remo inclusivo, numa clara aposta na promoção da diversidade e na valorização da inclusão social.
A participação da Universidade do Porto nesta regata sublinha a sua aposta na promoção do desporto universitário, na inclusão social e no reforço das relações internacionais. A iniciativa conta com o apoio da Câmara Municipal de Gondomar e da Missão Continente.
