70 anos do Estádio Universitário celebrados em festa
A 28 de abril, a Universidade do Porto comemorou o 70º aniversário do Estádio Universitário do Porto, numa manhã de celebrações.
Este momento de convívio e partilha de memórias, entre dezenas de ilustres convidados, contou com a presença da Vice-Reitora da Universidade do Porto com o pelouro das Relações Internacionais, Responsabilidade Social e Desporto, Maria Joana Carvalho, o Diretor Regional Norte do Instituto Português do Desporto e Juventude, Vítor Dias, e o administrador executivo da Ágora, César Vasconcellos Navio.
O mítico e emblemático complexo desportivo da U.Porto, foi o primeiro dos três Estádios Universitários a ser inaugurado em Portugal, tendo um importante e marcante papel na história do desporto universitário, na cidade do Porto e em todo o país.
Ao longo dos seus 70 anos de história, este espaço assistiu a momentos áureos de grande atividade desportiva e desenvolvimento, recebeu centenas de provas regionais e nacionais nas mais diversas modalidades e mais recentemente acolheu um campeonato mundial universitário (Floorball, 2016).
Recorde-se que, em 2013, a Universidade do Porto decidiu apostar num programa de recuperação das suas instalações desportivas, onde se inclui um investimento de mais de 6 milhões de euros no Estádio Universitário.
No final dos discursos, os presentes foram convidados a visitar o complexo, incluindo a obra a decorrer da bancada, contando com a explicação do arquiteto responsável pela mesma, André Camelo.
No ano letivo 2021/2022, o Estádio Universitário do Porto contou com mais de 74 000 entradas de toda a comunidade, passando diariamente neste complexo uma média de 300 pessoas por dia.
FASES DE RECUPERAÇÃO DO ESTÁDIO UNIVERSITÁRIO
O Estádio Universitário do Porto está neste momento na segunda fase intervenção, tendo até ao momento sido investidos mais de 6 milhões de euros.
Em 2016, deu-se início à primeira fase de intervenções, com a requalificação do pavilhão desportivo, seguindo-se a reformulação total de toda a área exterior e a construção de uma área de prática desportiva de mais de 13.000m2, destinada à prática de Rugby e Futebol que terminou em 2020.
A segunda fase arrancou em setembro de 2022, com a inauguração de uma sala de musculação nos pavilhões, e com o início da obra de requalificação da bancada e construção de edifícios anexos, ainda visível e com finalização prevista para novembro deste ano.