UPRunning: A importância do descanso
Está provado que o excesso de treino é o principal culpado por grandes lesões, como fascite plantar, fraturas de stress, dor patelo-femoral, entre outras. Quando se treina além da capacidade de recuperação, o corpo é impossibilitado de recuperar e se adaptar até ao próximo treino. O corpo entra em stress e o atleta não vê evolução dos seus treinos. O descanso é das partes mais importantes do treino. O organismo necessita de tempo para se recuperar e se adaptar.
Não existe muita literatura sobre o intervalo necessário entre os estímulos de treino. Ainda assim, sabe-se que quanto maior o nível de fadiga, maior terá de ser o tempo de recuperação necessário entre treinos. Existe um efeito cumulativo de fadiga no organismo, e que para a mesma pessoa, uma mesma série possui cargas e tempos de recuperação diferentes, dependendo do contexto em que estiverem. Por exemplo, um treino intervalado pode precisar de dois dias de descanso em situações normais, mas se o cansaço permanecer deverá descansar mais dias.
Há vários estudos que mostram que frequências semanais de 3/4 treinos por semana representam a melhor relação custo-benefício em termos de saúde e rendimento. Mas atletas profissionais têm um volume de treino muito superior. É importante cada corredor saber as suas necessidades de treino semanais tendo em conta a sua performance. É necessário incluir dias de descanso em todas as etapas de ciclo de treino semanal, para recuperar física e mentalmente.
Para que haja uma melhoria na performance dos treinos é necessário:
– incluir períodos de descanso semanais.
– ter uma programação de treinos adaptada e ajustada.
– fazer reforço muscular.
– ter uma boa alimentação.
Os principais benefícios do descanso são:
– Recuperação muscular.
– Diminuição de lesões.
– A mente conseguir relaxar.
– melhora o desempenho físico.
– uma boa noite de sono permite aumentar ou diminuir a produção de certas hormonas importantes para a recuperação muscular.
Dicas para uma boa noite de sono:
– evitar estimulantes (ex a cafeína) e álcool, horas antes de deitar.
– garantir a exposição adequada de luz natural de manhã.
– não fique acordado por longos períodos de tempo, faça uma sesta de tarde.
– que o ambiente no quarto seja acolhedor e que ajude a uma boa noite de sono, sem barulho, e sem muita luz.
Fazer uma boa gestão entre cargas de treino, descanso e uma boa alimentação é a forma correta de melhorar a performance em qualquer modalidade que se pratica. O Programa UPFit tem Treinadores de Atletismo que te podem ajudar no planeamento dos teus treinos e ajudar na melhoria da tua performance. Consulta os nossos horários no site.
Bibliografia: Tips to Educate atheletes on the importance of sleep. BJSM 2020 e Ylmsportscience.com