28/04/2023 - NOTÍCIA

70 anos do Estádio Universitário celebrados em festa

A 28 de abril, a Universidade do Porto comemorou o 70º aniversário do Estádio Universitário do Porto, numa manhã de celebrações.

Este momento de convívio e partilha de memórias, entre dezenas de ilustres convidados, contou com a presença da Vice-Reitora da Universidade do Porto com o pelouro das Relações Internacionais, Responsabilidade Social e Desporto, Maria Joana Carvalho, o Diretor Regional Norte do Instituto Português do Desporto e Juventude, Vítor Dias, e o administrador executivo da Ágora, César Vasconcellos Navio.

Prendou-nos também com memórias vivas de momentos marcantes do Estádio Universitário, Aníbal Justiniano, antigo dirigente do CDUP, ainda ao lado do Professor Doutor Jayme Rios de Souza, também este reconhecido nos discursos pelo papel decisivo no nascimento do Estádio e do desenvolvimento do desporto universitário. “O Professor Jayme Rios de Souza orgulhava-se de dizer que a Universidade do Porto tinha o dobro dos atletas do que as Universidades de Coimbra e Lisboa”, conta o antigo professor da Faculdade de Medicina da U.Porto, Aníbal Justiniano, “Fico triste só porque gostava de poder jogar agora neste Estádio Universitário assim remodelado”, acrescenta o também ex atleta do CDUP.

O mítico e emblemático complexo desportivo da U.Porto, foi o primeiro dos três Estádios Universitários a ser inaugurado em Portugal, tendo um importante e marcante papel na história do desporto universitário, na cidade do Porto e em todo o país.

Ao longo dos seus 70 anos de história, este espaço assistiu a momentos áureos de grande atividade desportiva e desenvolvimento, recebeu centenas de provas regionais e nacionais nas mais diversas modalidades e mais recentemente acolheu um campeonato mundial universitário (Floorball, 2016).

Recorde-se que, em 2013, a Universidade do Porto decidiu apostar num programa de recuperação das suas instalações desportivas, onde se inclui um investimento de mais de 6 milhões de euros no Estádio Universitário.

“É ambição da U.Porto não ficar por aqui na melhoria das condições deste complexo desportivo, estando previstas já outras fases de requalificação que preveem o aumento de área útil de prática desportiva dos pavilhões bem como a requalificação dos campos de Ténis.”, revela a Vice-Reitora, Maria Joana Carvalho.

No final dos discursos, os presentes foram convidados a visitar o complexo, incluindo a obra a decorrer da bancada, contando com a explicação do arquiteto responsável pela mesma, André Camelo.

No ano letivo 2021/2022, o Estádio Universitário do Porto contou com mais de 74 000 entradas de toda a comunidade, passando diariamente neste complexo uma média de 300 pessoas por dia.

FASES DE RECUPERAÇÃO DO ESTÁDIO UNIVERSITÁRIO

O Estádio Universitário do Porto está neste momento na segunda fase intervenção, tendo até ao momento sido investidos mais de 6 milhões de euros.

Em 2016, deu-se início à primeira fase de intervenções, com a requalificação do pavilhão desportivo, seguindo-se a reformulação total de toda a área exterior e a construção de uma área de prática desportiva de mais de 13.000m2, destinada à prática de Rugby e Futebol que terminou em 2020.

A segunda fase arrancou em setembro de 2022, com a inauguração de uma sala de musculação nos pavilhões, e com o início da obra de requalificação da bancada e construção de edifícios anexos, ainda visível e com finalização prevista para novembro deste ano.