A Universidade está nomeada em cinco categorias dos prémios “Melhor do Ano” da XVI Gala do Desporto Universitário da FADU, agendada para 3 de novembro.
A Universidade do Porto volta a estar em evidência no panorama do desporto universitário nacional, com oito nomeações para os prémios “Melhor do Ano” da XVI Gala do Desporto Universitário da FADU. O evento, que distingue os melhores atletas, treinadores e equipas do desporto universitário português, realiza-se a 3 de novembro, na Arena Liga Portugal, no Porto.
As votações do público decorrem nas redes sociais da FADU – Facebook e Instagram – entre os dias 15 e 24 de outubro. Assim, todos são convidados a apoiar os representantes da U.Porto nestas distinções.
Talento feminino em destaque
Na categoria de Atleta Feminina do Ano, a U.Porto está representada por Maria Quevedo Pereira, estudante-atleta do 3.º ano da Licenciatura em Bioengenharia da Faculdade de Engenharia (FEUP).
Durante a época 2024/25, Maria destacou-se ao conquistar o 1.º lugar em pares mistos e femininos no Campeonato Nacional Universitário (CNU) de Padel. Além disso, alcançou o 3.º lugar em pares femininos no Campeonato Europeu Universitário da modalidade.
Graças a estes resultados, a estudante-atleta consolidou o seu percurso de excelência e contribuiu, assim, para o prestígio da U.Porto nas competições nacionais e internacionais.
João Félix nomeado para Atleta Masculino do Ano
Na categoria de Atleta Masculino do Ano, o destaque vai para João Félix, estudante do Mestrado em Engenharia Informática e Computação da FEUP.
Na última época, o atleta foi um dos esteios da equipa de Andebol de Praia masculino da U.Porto, que se sagrou campeã nacional universitária e vice-campeã europeu universitária.
Tripla nomeação para Treinador do Ano
A U.Porto também conta com três nomeações na categoria de Treinador do Ano. Na corrida, estão Ana Carvalho, Ricardo Cardoso e Francisco Oliveira, treinadores, respetivamente, das equipas de Andebol, de remo da Universidade e de Voleibol da AEFEUP.
Ana Carvalho orientou as equipas de Andebol e Andebol de Praia da U.Porto, tendo conquistado o título nacional universitário de Andebol de Praia masculino e vários vice-campeonatos nacionais e europeus nas versões femininas.
Ricardo Cardoso, por sua vez, conduziu a U.Porto à (re)conquista do título nacional universitário de Remo e de duas medalhas no Europeu Universitário da modalidade.
Francisco Oliveira liderou a equipa da Associação de Estudantes da Faculdade de Engenharia de Voleibol Masculino, que conquistou o primeiro lugar no CNU da modalidade e o 8.º lugar no Campeonato Europeu Universitário.
Equipas da U.Porto também entre as melhores
A equipa de Andebol de Praia masculino e o par feminino de Padel, formado por Maria Quevedo Pereira e Marta Gomes, estão também nomeadas pela FADU na categoria de Equipa do Ano:
No ano letivo 2024/2025, a equipa de Andebol de Praia Masculino sagrou-se tricampeã nacional e vice-campeã europeia universitária.
Já a dupla formada por Maria Quevedo Pereira e Marta Gomes teve também um ano memorável, marcado pelas conquistas do título nacional universitário e de uma medalha de bronze no Europeu Universitário. Importa recordar que Marta Gomes foi distinguida este ano com o prémio Carreira Desportiva na XV Gala do Desporto da U.Porto.
U.Porto em destaque também nos eSports
Por fim, a sétima nomeação da U.Porto para a XVI Gala do Desporto Universitário da FADU vai para João Monteiro, estudante da FEUP e candidato a Atleta do Ano eSports na modalidade EAFC25.
João Monteiro é o atual campeão universitário de Futebol Virtual, título que conquistou em representação da Associação de Estudantes da FADEUP (AEFADEUP).
Reconhecimento do esforço e da dedicação
A U.Porto volta assim a dominar o leque de nomeados para os mais importantes prémios do desporto universitário nacional, apenas um ano depois de ter recebido o Troféu Universitário de Clubes e os prémios de “Equipa do Ano” e “Equipa Esports” na XV Gala do Desporto Universitário da FADU.
Estas nomeações representam igualmente um merecido reconhecimento de todos os estudantes-atletas e treinadores da Universidade que, de forma exemplar, conciliam o rigor académico com a excelência desportiva.
A Universidade reafirma desta forma o seu compromisso com o desenvolvimento integral dos estudantes e com a promoção do desporto universitário de alto nível, compromisso esse que foi recentemente reconhecido com a renovação do «Selo Estudante-Atleta», atribuído pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ).
Toda a informação sobre os restantes nomeados e o processo de votação está disponível no site da FADU.