30/05/2025

U.Porto reforça compromisso com o Desporto Universitário na apresentação do novo Programa de Fomento da FADU

O Centro de Desporto da Universidade do Porto (CDUP-UP) esteve presente na sessão de apresentação do novo Programa de Fomento para o Desporto Universitário, promovido pela Federação Académica do Desporto Universitário (FADU). A iniciativa decorreu no passado dia 28 de maio, em Aveiro, e contou com a participação de Daniel Vieira, dirigente responsável pelo Departamento da Competição do CDUP-UP, em representação da Universidade do Porto.

O novo programa surge como uma estratégia nacional com o objetivo de consolidar um ecossistema desportivo universitário mais inclusivo, inovador, sustentável e verdadeiramente integrado em todo o território. Através de um reforço dos apoios financeiros, técnicos, institucionais e promocionais, pretende-se dinamizar a prática desportiva no ensino superior, promovendo a saúde e o bem-estar das comunidades académicas, valorizando a formação dos estudantes-atletas e as suas carreiras duais, incentivando a produção de conhecimento e práticas inovadoras, e contribuindo para a coesão territorial e o desenvolvimento regional.

A sessão contou com a presença do Secretário de Estado do Desporto, Pedro Dias, que sublinhou o alinhamento do programa com as políticas públicas nacionais, destacando a sua relevância estratégica para o setor. “Acredito que este programa pode contribuir de forma muito relevante. Está alinhado com os eixos e objetivos estratégicos do Governo para o desporto. E, mais do que isso, traduz uma construção partilhada com os clubes e instituições, que permitirá transformar a realidade do desporto universitário e aproximá-la dos objetivos estratégicos do país”, afirmou o governante.

Também presente na sessão esteve o Presidente do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP), Paulo Jorge Ferreira, que valorizou o caráter colaborativo da iniciativa e reforçou o papel fundamental das instituições de ensino superior na promoção da prática desportiva. “As instituições de ensino superior beneficiam cada vez mais de condições que promovem o desporto. Isso tem impacto direto na saúde, bem-estar, integração e inclusividade nas comunidades académicas, cada vez mais diversas e internacionalizadas”, salientou o Presidente do CRUP.

Por sua vez, o Presidente da FADU, Ricardo Nora, destacou a ambição do programa e o impacto esperado nos próximos anos, sublinhando a importância de uma abordagem inclusiva e inovadora. “Queremos que este projeto contribua para um desporto no ensino superior cada vez mais equitativo e acessível a todos. Temos a certeza de que vamos conseguir melhorar a própria diversidade da oferta desportiva e inovar naquilo que hoje se faz no desporto universitário português”, frisou o Presidente da FADU.

As candidaturas ao Programa de Fomento abrirão para a época desportiva de 2025/2026 e destinam-se a clubes filiados, entidades regionais da FADU e instituições de ensino superior. Alinhado com esta estratégia nacional, o CDUP-UP continuará a afirmar-se como um agente ativo na valorização do desporto universitário, contribuindo para a promoção de estilos de vida saudáveis e para a formação integral dos estudantes da Universidade do Porto.

Need Help?