U.Porto conquista mais um Troféu Universitário de Clubes
A Universidade do Porto foi distinguida, pela 14.ª vez, com o Troféu Universitário de Clubes, entregue durante a XVI Gala do Desporto da Federação Académica do Desporto Universitário (FADU), que teve lugar no passado dia 3 de novembro, na Liga Portugal.
A distinção reconhece a instituição de ensino superior com melhores resultados desportivos no conjunto das competições universitárias organizadas pela FADU ao longo da época.
“Este é sempre um prémio especial para a U.Porto, pois confirma a consistência e o nível de excelência da Universidade no panorama do desporto universitário nacional”, afirma Bruno Almeida, diretor do Centro de Desporto da U.Porto (CDUP-UP), que recebeu o prémio em nome da instituição.
“Ao longo de mais de duas décadas, temos procurado garantir as condições necessárias para que os nossos estudantes-atletas possam conciliar a excelência académica com o desempenho desportivo, representando a U.Porto, com distinção, em competições nacionais e internacionais. Este resultado reflete ainda o esforço coletivo de toda a estrutura dedicada ao desporto na Universidade, dos estudantes, treinadores e técnicos que vestem a ‘camisola da U.Porto’ em estreita colaboração com as Associações de Estudantes da U.Porto e com a Federação Académica do Porto”, sublinha Bruno Almeida.
Durante o ano letivo 2024/2025, a U.Porto conquistou 129 medalhas nos Campeonatos Nacionais Universitários (CNU’s) — resultado de 390 participações de 338 estudantes-atletas em 30 provas nacionais, ao longo de 42 dias de competição. A nível internacional, a Universidade somou ainda oito medalhas nos Campeonatos Europeus Universitários (EUSA Games e EUSA Championships), reforçando o seu estatuto como referência do desporto universitário europeu.
A U.Porto contou ainda com oito nomeações individuais e coletivas nas diferentes categorias da Gala, mas não saiu vencedora de nenhuma. Ainda assim, a conquista do Troféu Universitário de Clubes veio coroar uma época marcada por resultados de excelência, tanto a nível nacional como internacional.
Na cerimónia, subiram ao palco para serem homenageados os estudantes-atletas medalhados nos Campeonatos Europeus Universitários 2025. Entre eles, os campeões europeus de Remo, Duarte Castro (FADEUP) e José Canha (FEUP), e as campeãs europeias de Karaté, Telma Franco (FEP), Bárbara Ribeiro (FLUP) e Maria Cardoso (ICBAS). Foram igualmente distinguidos os vice-campeões europeus de Andebol de Praia masculino, bem como os medalhistas de bronze: Filipe Martins (FLUP) e Ana Mafalda Coelho (ICBAS) em Taekwondo, Rafaela Lopes (FBAUP) em Kickboxing, e a equipa de Remo composta por Duarte Castro, José Canha, Maria Rita Rodrigues (FEP) e Rita Faria (FCUP), na prova de quadri scull misto.
Com esta nova conquista, a U.Porto reafirma-se como uma referência nacional e internacional no desporto universitário, resultado de um trabalho contínuo em que o principal foco se centra no aumento da atividade física dos membros da comunidade da U.Porto.

