30/04/2021 - NOTÍCIA

UPRunning: Vantages de correr em grupo

O interesse em correr em grupo tem vindo a crescer significativamente nos últimos anos. Este fenómeno acontece devido à motivação que está associada na pratica com colegas que partilham os mesmos objetivos e caminham no mesmo sentido para melhorar a sua performance. Este facto torna o nosso percurso mais prazerosa.

As vantagens de treinar com um conjunto de pessoas em detrimento de treinar sozinho estão mais relacionadas ao bem-estar e à satisfação no processo de treino do que com os objetivos fisiológicos ou de performance. De facto, a convivência com os nossos pares é fundamental porque estes tornam-se um suporte no alcance dos nossos objetivos e na melhoria da performance do atleta.

Por outro lado, treinar em grupo tem um papel fundamental em atletas que estão a iniciar a sua prática desportiva. É normal que muitos deles nesta fase apresentem algum desanimo por não estar a atingir os resultados que pretendiam e aqui o trabalho coletivo apresenta-se crucial para a melhoria da autoestima através de estimulos do outros participantes.

Por fim, Truccolo et al. (2008) ressalta que se o objetivo estiver bem definido, a prática da corrida em grupo está diretamente associado à melhoria da autoestima e da motivação. Esta afirmação é confirmada no seu estudo, onde 75% das mulheres e 40% dos homens confirmam que e correr em grupo é um fator significativo na sua motivação.

Truccolo, A. B., Maduro, P. B. A., & Feijó, E. A. (2008). Fatores motivacionais de adesão a grupos de corrida. Motriz. Journal of Physical Education. UNESP, 108-114.

Need Help?