11/06/2021 - NOTÍCIA

UPRunning: A importância do descanso

Está provado que o excesso de treino é o principal culpado por grandes lesões, como fascite plantar, fraturas de stress, dor patelo-femoral, entre outras. Quando se treina além da capacidade de recuperação, o corpo é impossibilitado de recuperar e se adaptar até ao próximo treino. O corpo entra em stress e o atleta não vê evolução dos seus treinos. O descanso é das partes mais importantes do treino. O organismo necessita de tempo para se recuperar e se adaptar.

Não existe muita literatura sobre o intervalo necessário entre os estímulos de treino. Ainda assim, sabe-se que quanto maior o nível de fadiga, maior terá de ser o tempo de recuperação necessário entre treinos. Existe um efeito cumulativo de fadiga no organismo, e que para a mesma pessoa, uma mesma série possui cargas e tempos de recuperação diferentes, dependendo do contexto em que estiverem. Por exemplo, um treino intervalado pode precisar de dois dias de descanso em situações normais, mas se o cansaço permanecer deverá descansar mais dias.

Há vários estudos que mostram que frequências semanais de 3/4 treinos por semana representam a melhor relação custo-benefício em termos de saúde e rendimento. Mas atletas profissionais têm um volume de treino muito superior. É importante cada corredor saber as suas necessidades de treino semanais tendo em conta a sua performance. É necessário incluir dias de descanso em todas as etapas de ciclo de treino semanal, para recuperar física e mentalmente.

Para que haja uma melhoria na performance dos treinos é necessário:

– incluir períodos de descanso semanais.

– ter uma programação de treinos adaptada e ajustada.

– fazer reforço muscular.

– ter uma boa alimentação.

Os principais benefícios do descanso são:

– Recuperação muscular.

– Diminuição de lesões.

– A mente conseguir relaxar.

– melhora o desempenho físico.

– uma boa noite de sono permite aumentar ou diminuir a produção de certas hormonas importantes para a recuperação muscular.

Dicas para uma boa noite de sono:

– evitar estimulantes (ex a cafeína) e álcool, horas antes de deitar.

– garantir a exposição adequada de luz natural de manhã.

– não fique acordado por longos períodos de tempo, faça uma sesta de tarde.

– que o ambiente no quarto seja acolhedor e que ajude a uma boa noite de sono, sem barulho, e sem muita luz.

Fazer uma boa gestão entre cargas de treino, descanso e uma boa alimentação é a forma correta de melhorar a performance em qualquer modalidade que se pratica. O Programa UPFit tem Treinadores de Atletismo que te podem ajudar no planeamento dos teus treinos e ajudar na melhoria da tua performance. Consulta os nossos horários no site.

Bibliografia: Tips to Educate atheletes on the importance of sleep. BJSM 2020 e Ylmsportscience.com

Need Help?