30/01/2023 - NOTÍCIA

U.Porto arrecadou 7 medalhas e o segundo lugar coletivo na Natação

Duas medalhas de ouro, duas medalhas de prata, três medalhas de bronze e o segundo lugar coletivo, foi o resumo das conquistas da equipa da U.Porto no Campeonato Nacional Universitário (CNU) de Natação Piscina Curta, prova que bateu o recorde de participantes ao reunir cerca de duas centenas e meia de estudantes atletas de 25 Instituições de Ensino Superior de todo o país.

Os vice-campeões nacionais universitários pela U.Porto foram Maria Castro (FEUP) nos 50m bruços e Diogo Nunes (FEUP) nos 100m Livres.

Destaque também para a organização da prova, que coube à Universidade do Porto, e que contou com a colaboração da Câmara Municipal de Matosinhos e Matosinhos Sports, sob a égide da Federação Académica de Desporto Universitário (FADU), pois juntou duas centenas e meia de atletas, tornando-se o CNU de Natação com maior número de participantes de sempre. “É de uma enorme satisfação termos sido a entidade organizadora da prova de natação que mais estudantes atletas recebeu na história do desporto nacional universitário”, revelou Bruno Almeida, diretor do Centro de Desporto da U.Porto (CDUP-UP).

A U.Porto, orientada pela treinadora Marisa Sousa, esteve também ela muito bem representada com uma comitiva constituída por 40 estudantes atletas de 9 Faculdades. A U.Porto, além de ter alcançado o segundo lugar no coletivo, foi também a maior delegação deste CNU. “É um orgulho para a U.Porto conseguir englobar nas suas equipas estudantes de diferentes cursos e faculdades, promovendo assim a prática desportiva e o verdadeiro espírito de equipa “U.Porto””, afirmou o diretor.

A acompanhar de perto a competição, esteve presente o vereador da Câmara Municipal de Matosinhos com o pelouro do Desporto, Vasco Pinho, que destacou as inúmeras colaborações com a U.Porto nestas iniciativas desportivas, revelando que “é com todo o gosto que recebemos esta prova hoje”. Vasco Pinho aproveitou o momento para destacar que é muito importante para a CM Matosinhos estar ligada ao ensino, ao meio académico e ao desporto no meio académico e que “por isso, faz todo o sentido continuarmos a trabalhar, e assim faremos no futuro, com a U.Porto e outras Universidades.”, acrescentou.

Estiveram também presentes, a acompanhar a prova e na entrega de prémios, o administrador da Matosinhos Sport, Henrique Calisto, e o vice-presidente e administrador FADU, Rui Sousa e Francisco Marques, respetivamente.

A grande vencedora da prova foi a Associação Académica de Coimbra, com treze medalhas conquistadas neste CNU de Natação Piscina Curta.

A U.Porto regressa aos palcos da competição universitária no dia 18 de fevereiro, com o CNU de Karaté.