26/10/2021 - NOTÍCIA

Erros e mitos da nutrição

Os hidratos de carbono engordam?

 

Os hidratos de carbono são a principal fonte de energia do organismo. Ainda assim, são considerados muitas vezes os inimigos de quem quer emagrecer. 

O que engorda é o consumo excessivo de calorias, fornecidas por hidratos de carbono ou outros macronutrientes: proteína, fibra e gordura. Estas calorias a mais são energia que é armazenada no corpo em forma de gordura – os famosos “quilos extra”. O excesso de peso é também o resultado de outros fatores: genéticos, ambientais, prática desportiva, entre outros.

Do total de energia consumida, recomenda-se que entre 45-65% sejam hidratos de carbono, pelo que não existe qualquer razão para retirar fontes alimentares de hidratos de carbono da alimentação.

 

Devemos saltar refeições porque exageramos em certo momento do dia?

 

Um processo de emagrecimento não é linear nem perfeito. Pelo contrário, é feito de etapas e depende da realidade de cada um a vários níveis – genéticos, ambientais, sociais, etc.

É expectável que, durante o cumprimento de um plano alimentar, existam falhas e refeições não planeadas com impactos menos positivos no processo. Ainda assim, não significa que devemos saltar as refeições seguintes para compensar. 

Quando estas refeições exageradas existirem, o que devemos fazer é voltar à rotina alimentar sem falhar refeições e sem tentar criar mecanismos de compensação. Falhar refeições só vai aumentar a sensação de fome, o que pode prejudicar a síntese de massa muscular por não haver um consumo adequado de proteína.

Os planos alimentares não são à prova de vida social, nem se pretende que sejam. O truque está em saber lidar balançar esses momentos com o plano. 

Fonte: Katch, F. I. (1996). Nutrição Exercício e Saúde. In NUTRICAO EXERCICIO E SAUDE (pp. 34).

Need Help?